body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Documento da UE divulgado em março menciona ameaça de ciberataque

Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral nesta segunda-feira (28/4). Autoridades portuguesas haviam relacionado apagão a um ciberataque

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles - Foto: iStock

Um documento divulgado pela União Europeia (UE), em 26 de março — intitulado Estratégia da União de Preparação para prevenir e reagir a ameaças e crises emergentes —, menciona explicitamente ameaças à cibersegurança como um dos desafios crescentes que o bloco econômico enfrenta.

Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral desde as 12h30, no horário local (por volta de 7h30 no horário de Brasília) desta segunda-feira (28/4).

Entre as orientações do texto está a criação de um kit de sobrevivência de no mínimo 72 horas por parte da população.


O que se sabe até agora

  • Espanha e Portugal enfrentam um apagão geral nesta segunda-feira (28/4), desde as 12h30, no horário local (por volta de 7h30 no horário de Brasília).
  • Partes do País Basco, na França, foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
  • A falta de energia afeta trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países.
    Inicialmente, autoridades portuguesas haviam relacionado o apagão a um ciberataque, o que foi desmentido pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa.
  • A operadora de energia portuguesa ainda confirmou um corte generalizado no abastecimento elétrico em toda a Península Ibérica — ocupada, na sua maior parte, por Portugal e Espanha, Andorra, Gibraltar e pequenas porções de território francês.

A estratégia da UE delineia 30 ações principais e um plano detalhado para promover uma “cultura de preparação” em todas as políticas da UE. O objetivo é proteger funções sociais essenciais, preparar a população, melhorar a coordenação de resposta a crises, fortalecer a cooperação civil-militar e aumentar as capacidades de previsão.

Inicialmente, o apagão geral na Espanha e Portugal desta segunda-feira havia sido relacionado a um possível cibertaque pelo ministro Adjunto e da Coesão Territorial de Portugal, Manuel Castro Almeida. Entretanto, a possibilidade foi rapidamente negada pelo presidente do Conselho Europeu, António Costa, que disse não haver indícios de um ataque cibernético na queda de energia.

As oscilações deste tipo causaram falhas de sincronização entre os sistemas elétricos, desencadeando um efeito em cascata de falta de energia na infraestrutura europeia, que é altamente interligada.

8 imagens
1 de 8

Reprodução
2 de 8

Getty Images
3 de 8

Reprodução
4 de 8

Reprodução
5 de 8

Getty Images
6 de 8

Adri Salido/Getty Images)
7 de 8

Reprodução
8 de 8

Apagão causado pelas fortes chuvas na Rua Teodoro Sampaio

William Cardoso/Metrópoles

Relatos nas redes sociais ainda indicam falta de energia em diversas cidades portuguesas, entre elas Lisboa, onde o aeroporto precisou ser fechado. De acordo com informações preliminares, todos os voos foram cancelados.

Há uma corrida por enlatados e água em supermercados locais, e as filas de compras chegam a uma hora. A Unidade Local de Saúde Santa Maria precisou ativar o plano de contingência, às 14h do horário local, e suspendeu toda a atividade programada.

Na Espanha, aeroportos e metrôs inteiros pararam nas principais cidades. Madri declarou estado de emergência nível 2 — a emergência vai até nível 3. O Aeroporto de Barajas continua sem energia, e o metrô está parado e totalmente no escuro. Todo o tráfego ferroviário na Espanha foi interrompido.

Segundo o jornal espanhol El País, o Hospital La Paz, um dos maiores de Madri, precisou implementar um plano de economia de energia e desligou “luzes desnecessárias”, como, por exemplo, em corredores e escritórios, e suspendeu atividades programadas de atendimento não urgente até esta terça-feira (29/4).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?