“Dica” de Trump teria ajudado investidores. Senador pede investigação
Senador democrata levantou a suspeita de que Trump teria dado uma dica para investidores comprarem ações na bolsa antes de suspender taxas
atualizado
Compartilhar notícia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi acusado, nessa quarta-feira (9/4), pelo senador democrata Adam Schiff de ter ado informações internas a investidores da bolsa de valores. Schiff pediu ao Congresso que uma investigação fosse aberta para analisar um possível “insider trading” relativo à pausa de 90 dias nas tarifas recíprocas aplicadas a alguns países.
“‘Memecoins familiares e todo o resto não estão livres de investigação sobre insider trading ou enriquecimento ilícito. Espero descobrir em breve”, disse Schiff à revista Time.
O termo “insider trading” é usado no mercado financeiro para se referir ao ato de utilizar informações relevantes ainda não divulgadas com o objetivo de obter vantagens na negociação de ativos. A prática é considerada ilegal.
Tarifaço
- Donald Trump anunciou uma série de tarifas recíprocas contra diversos países ao redor do mundo no dia 2 de abril.
- Após a polêmica medida, parte da guerra comercial iniciada por Trump, diversos países buscaram os EUA para negociar a tentar reduzir taxas.
- A China, contudo, decidiu entrar na guerra de Trump e aplicou tarifa de 84% sobre produtos importados dos EUA. Horas depois, foi taxada em 125%.
- Nessa quarta-feira (9/4), Trump suspendeu por 90 dias as taxas impostas aos países que procuraram os EUA para negociar as tarifas recíprocas.
A acusação contra Trump surgiu quando o presidente, às 9h37 dessa quarta, postou em sua rede Truth Social: “Este é um ótimo momento para comprar. DJT”. E, em menos de quatro horas, anunciou uma pausa de 90 dias em quase todas as tarifas.
A pausa nas taxações fez as ações dispararem, fechando em alta de 9,5% ao fim do pregão. O mercado, medido pelo S&P 500, recuperou cerca de US$ 4 trilhões, ou 70% do valor que havia perdido nos quatro pregões anteriores, confirmando a suposta “previsão” de Trump.
Além do senador, o deputado democrata Steven Horsford escreveu no X que a fala de Trump e a recuperação da bolsa de valor “não são uma coincidência. Esse é um movimento coordenado para lucrar com o caos”.
Ao ser questionado se quando fez a postagem já havia decidido sobre as taxas, Trump respondeu de forma vaga.
“Eu diria que foi esta manhã. Nos últimos dias, tenho pensado nisso. [Decidi] bem cedo esta manhã”, alegou Trump.