Habemus papam: conheça o cardeal que fez o anúncio do novo papa
Cardeais escolheram o novo papa no Vaticano, após dois dias de conclave. Novo líder da Igreja Católica sucederá Francisco
atualizado
Compartilhar notícia

A fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, nesta quinta-feira (8/5), e o badalar dos sinos anunciaram a escolha de um novo papa: Robert Prevost, dos EUA, que escolheu o nome Leão XIV. O responsável por comunicar o resultado do conclave foi o cardeal francês Dominique Mamberti.
Ele pronunciou a tradicional frase “Habemus papam” e anunciou o escolhido pelos cardeais. Mamberti foi proclamado cardeal pelo papa Francisco em 2015.
Coube a ele a função por ser o “cardeal protodiácono”, sendo o cardeal mais velho da ordem dos cardeais-diáconos.

Mamberti nasceu em 1952 em Marraquexe, no Marrocos. É filho de pais ses que regressaram à França pouco depois do seu nascimento.
O conclave para a escolha do pontífice teve início nessa quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo ficaram isolados no Vaticano para que, por meio do voto, definissem quem irá liderar a Igreja Católica pelos próximos anos.
O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI, que renunciou.