body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

“Com a Rússia não se fala assim”, diz Kremlin sobre pressão por trégua

Governo da Rússia reage à proposta europeia de cessar-fogo na Ucrânia e propõe negociações diretas, mas sem imposições ou ameaças de sanções

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Serviço de Imprensa do Kremlin
IMAGEM COLORIDA DE PESKOV
1 de 1 IMAGEM COLORIDA DE PESKOV - Foto: Serviço de Imprensa do Kremlin

A Rússia condenou nesta segunda-feira (12/5) os ultimatos sobre a proposta de um cessar-fogo imediato de 30 dias na Ucrânia, apresentada por líderes europeus, classificando-a como “inaceitável”. O Kremlin propôs negociações diretas com a Ucrânia em Istambul, sem pré-condições, enquanto os Estados Unidos e a União Europeia divergem sobre a imposição de novas sanções a Moscou.

“A linguagem dos ultimatos é inaceitável para a Rússia, não é apropriada. Não se pode falar assim com a Rússia”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, aceitou a proposta de negociações e desafiou o presidente russo, Vladimir Putin, a comparecer pessoalmente às conversas em Istambul, previstas para quinta-feira (15/5).

Enquanto isso, na manhã desta segunda, os líderes europeus, incluindo os chefes de governo do Reino Unido, França, Alemanha e Polônia, se reuniram em Londres, onde pressionaram por um cessar-fogo imediato e advertiram que novas sanções serão impostas caso a Rússia não aceite a trégua até o final do dia.


Paz em jogo

  • Na última sexta-feira (9/5), o Kremlin declarou apoio à decisão de trégua indicada pelo presidente norte-americano, Donald Trump, mas afirmou que o cessar-fogo deveria levar em consideração certas “nuances”.
  • Vladimir Putin propôs então negociações diretas com a Ucrânia para debater um possível cessar-fogo entre os países.
  • O presidente destacou que acredita que as negociações deveriam “começar sem demora, já em 15 de maio”, em Istambul, na Turquia. A Ucrânia ainda não comentou a proposta de Putin.
  • Zelensky declarou que aguarda a presença do russo para colocar em prática as negociações para o fim do conflito.
  • A tensão no bloco europeu vem crescendo em meio à percepção de que a guerra tende a se prolongar ainda mais, exigindo uma postura mais firme e coordenada entre os países aliados.

12 imagens
Trump e Zelensky se reuniram em 26 de abril
Zelensky cobra apoio militar da UE e pede €5 bi para artilharia
Conselheiro americano pressiona Zelensky a aceitar acordo de minerais
1 de 12

Trump declara que Putin aceitará forças de paz na Ucrânia

Divulgação/Presidência da França
2 de 12

Trump e Zelensky se reuniram em 26 de abril

HANDOUT/Telegram /@ermaka2022/AFP via Getty Images
3 de 12

Reprodução
4 de 12

Reprodução/Redes sociais
5 de 12

Zelensky cobra apoio militar da UE e pede €5 bi para artilharia

Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine via Getty Images
6 de 12

Conselheiro americano pressiona Zelensky a aceitar acordo de minerais

Viktor Kovalchuk/Global Images Ukraine via Getty Images
7 de 12

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, que ordenou invasão da Ucrânia

Reprodução
8 de 12

Trump e Putin

Mikhail Svetlov/Getty Images
9 de 12

Putin se declara aberto a negociações "a qualquer momento" com Trump

Reprodução
10 de 12

17 de março – Vladimir Putin é reeleito para um quinto mandato como presidente da Rússia com cerca de 88% dos votos

Getty Images
11 de 12

Reprodução
12 de 12

Rússia se diz pronta para negociar paz na Ucrânia, mas impõe condições

Contributor/Getty Images

Trump na Turquia

Após o governo da Turquia coordenar um encontro entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky em Istambul, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, revelou a possibilidade de participar da reunião.

“Não sei onde estarei na quinta-feira”, declarou o líder norte-americano à repórteres. “Tenho tantas reuniões, mas estava pensando em voar para lá [Turquia]. Existe uma possibilidade”.

Logo que Putin propôs a conversa direta entre Moscou e Kiev, o Trump pressionou Zelensky a aceitar a conversa “imediatamente”.

Mesmo com a reunião entre os líderes marcada, existe um ime entre o acordo ser firmado ainda nesta semana, com isso o governo da Turquia pretende agir com cautela diante do encontro.

“Os ucranianos querem um cessar-fogo primeiro, depois negociações; e os russos querem conversas primeiro, e depois o cessar-fogo. Então, a situação chegou a um ime”, afirmou o ministro das Relações Exteriores da Turquia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?