body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Após ligação com Trump, Putin concorda com “cessar-fogo temporário”

Os presidentes das duas nações conversaram por telefone, por aproximadamente 3h, para tentar solucionar a guerra na Ucrânia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles
Imagem colorida de Trump, Putin e Zelensky - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Trump, Putin e Zelensky - Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

O presidente da Rússia, Vlir Putin, teria aceitado a proposta de cessar-fogo parcial por 30 dias com a Ucrânia. O plano foi elaborado pelos Estados Unidos e a decisão de Putin acontece após uma chamada telefônica de mais de três horas com o presidente dos EUA, Donald Trump. A Ucrânia já havia aceitado o acordo. 

Segundo o Kremlin, “Putin apoiou a ideia de Trump de uma renúncia mútua de 30 dias entre Rússia e Ucrânia aos ataques à infraestrutura energética e deu tal ordem aos militares”. O cessar-fogo, portanto, não é total.

Trump, desde que assumiu o cargo, colocou-se como principal encarregado de acabar com a guerra entre Ucrânia e Rússia, iniciada em 24 de fevereiro de 2022, que já dura 3 anos e deixou o território ucraniano arrasado, além de mais de 12,3 mil civis mortos de ambas as nações.


O que está acontecendo

  • Donald Trump propôs um cessar-fogo de 30 dias para a Guerra na Ucrânia.
  • A Ucrânia já havia aceitado o acordo.
  • Putin teria concordado com a proposta nesta terça (18/3).

Como foi a conversa

Em comunicado, o Kremlin anunciou que “no contexto da iniciativa do presidente dos EUA de introduzir um cessar-fogo de 30 dias, o lado russo delineou uma série de pontos significativos relativos à garantia do controle efetivo sobre um possível cessar-fogo ao longo de toda a linha de contato de combate, a necessidade de interromper a mobilização forçada na Ucrânia e o rearmamento das Forças Armadas Ucranianas”.

“Também foram observados sérios riscos associados à incapacidade de negociação do regime de Kiev, que repetidamente sabotou e violou os acordos alcançados. Chama-se a atenção para os crimes terroristas bárbaros cometidos por militantes ucranianos contra a população civil da região de Kursk”, afirmou o governo russo.

A Casa Branca afirmou que “o presidente Trump e o presidente Putin falaram sobre a necessidade de paz e um cessar-fogo na guerra da Ucrânia. Ambos os líderes concordaram que esse conflito precisa terminar com uma paz duradoura. Eles também enfatizaram a necessidade de melhorar as relações bilaterais entre os Estados Unidos e a Rússia”.

“O sangue e o tesouro que tanto a Ucrânia quanto a Rússia têm gastado nesta guerra seriam mais bem empregados nas necessidades de seus povos”, destacou o governo norte-americano.

Os EUA ainda afirmaram que “esse conflito nunca deveria ter começado e já deveria ter sido encerrado há muito tempo com esforços de paz sinceros e de boa-fé”.

“Os líderes concordaram que o movimento rumo à paz começará com um cessar-fogo no setor de energia e infraestrutura, bem como negociações técnicas sobre a implementação de um cessar-fogo marítimo no Mar Negro, um cessar-fogo completo e uma paz permanente. Essas negociações começarão imediatamente no Oriente Médio”, informou a Casa Branca.

Acordo entre EUA e Ucrânia

Ao aceitar o acordo dos EUA, a Ucrânia ainda aceitou “tomar medidas para restaurar uma paz duradoura após a invasão da Rússia”, segundo a declaração conjunta das duas delegações reunidas em Jeddah, na Arábia Saudita.

A declaração conjunta, na última semana, afirmou que “a Ucrânia expressou prontidão para aceitar a proposta dos EUA de promulgar um cessar-fogo imediato e provisório de 30 dias, que pode ser estendido por acordo mútuo das partes, e que está sujeito à aceitação e implementação simultânea pela Federação Russa. Os Estados Unidos comunicarão à Rússia que a reciprocidade russa é a chave para alcançar a paz”, diz o comunicado.

Segundo o secretário de Estado, Marco Rubio, a Ucrânia e os EUA deram um “o positivo” durante as negociações. Ele acrescentou que os EUA, agora, levarão a oferta aos russos, pois “a bola está na quadra deles”.

De acordo com o documento, “ambas as delegações concordaram em, imediatamente, iniciar negociações para uma paz duradoura que garanta a segurança da Ucrânia no longo prazo”.

Como resultado desse o positivo, o presidente dos EUA decidiu suspender a pausa na ajuda e na assistência de segurança à Ucrânia._

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?