body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MPRJ atuará contra o racismo em jogos da Libertadores e Sul-Americana

A partir desta quarta-feira (14/5), promotores estarão presentes nos estádios cariocas para coibir ações discriminatórias

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Buda Mendes/LatinContent via Getty Images
Foto colorida do Cristo Redentor e Maracanã - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Cristo Redentor e Maracanã - Metrópoles - Foto: Buda Mendes/LatinContent via Getty Images

O Ministério Público do Rio de Janeiro anunciou uma medida inédita para combater e apurar os casos de racismo em partidas da Libertadores e da Copa Sul-Americana. A partir desta quarta-feira (14/5), promotores de Justiça do Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (Gaedest/MPRJ) vão comparecer aos jogos realizados no estado para monitorar as arquibancadas.

Intitulada como “Estamos Vigilantes”, a campanha terá a presença de agentes nos estádio, além do auxílio dos circuitos internos de câmeras de segurança de cada um dos estádios. A iniciativa ainda reúne jogadores dos principais times cariocas, jornalistas, profissionais de segurança e serviços que atuam nos estádios.

A medida já será colocada em prática nos dois compromissos desta quarta-feira (14/5). O Botafogo enfrenta o Estudiante, no Nilton Santos, pela Libertadores, enquanto o Fluminense joga contra o Unión Española, no Maracanã, pela Copa Sul-Americana.

“Todos os torcedores que comparecerem às arenas esportivas do Rio de Janeiro terão o Ministério Público ao seu lado, com o objetivo de punir eventuais autores desses atos criminosos e garantir justiça e proteção aos direitos de todos os cidadãos“, declarou Antonio José Campos Moreira, procurador-geral de Justiça e idealizador do Gaedest.

Ainda de acordo com o MPRJ, torcedores que flagrarem ou forem vítimas de casos de racismo ou xenofobia deverão buscar policiais ou seguranças para que o suspeito seja conduzidos ao Juizado do Torcedor. Caso o crime seja confirmado, o indivíduo poderá ser preso, dando início a um processo criminal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEsportes

Você quer ficar por dentro das notícias de esportes e receber notificações em tempo real?