Entenda o que causou a confusão na entrega do Oscar de melhor filme
“Os apresentadores receberam envelopes da categoria errada por engano” apontou a PricewaterhouseCoopers
atualizado
Compartilhar notícia

Após a tremenda gafe que marcou a cerimônia do Oscar, realizada no último domingo (26/2) – quando o ator Warren Beatty deu a estatueta de melhor filme por engano para o musical “La la land: Cantando estações” – a empresa responsável pelos envelopes com os vencedores de cada categoria emitiu uma nota.
Em comunicado divulgado no Twitter na madrugada desta segunda-feira (27), a PricewaterhouseCoopers afirmou: “Nos desculpamos sinceramente a ‘Moonlight’, ‘La la land’, Warren Beatty, Faye Dunaway e ao público do Oscar pelo erro que foi feito durante o anúncio de melhor filme”.
— PwC LLP (@PwC_LLP) 27 de fevereiro de 2017
“Os apresentadores receberam envelopes da categoria errada por engano e, quando descoberto, foi imediatamente corrigido. Nós estamos investigando como isso pode ter acontecido, e nos arrependemos profundamente que isso tenha acontecido. Agradecemos a graça com que os indicados, a Academia, a ABC, e Jimmy Kimmel cuidaram da situação”, completou o comunicado.
Entenda o caso
O verdadeiro vencedor da noite foi “Moonlight: Sob a luz do luar”, mas a produção do musical, dirigido por Damien Chazelle, chegou a subir no palco para receber a estatueta. Beatty, um dos apresentadores da categoria, ao lado de Faye Dunaway, tentou se explicar. “Abri o envelope e estava escrito ‘Emma Stone, ‘La La Land’”, desculpou-se. Jimmy Kimmel, mestre de cerimônia, deu uma bronca carinhosa em Beatty, mas o clima foi de total constrangimento, tanto na plateia como no palco.
E o Oscar para a maior barraca de sempre dos Oscares vai para este momento. 🙂 pic.twitter.com/mLzJ7FtS6T
— Rádio Comercial (@Radio_Comercial) 27 de fevereiro de 2017
Depois da confusão, Emma Stone contou aos jornalistas que não entendia o que tinha acontecido. “Eu estava segurando meu cartão de melhor atriz o tempo todo. Eu não quero começar algo, mas não sei o que aconteceu, e queria falar com vocês [jornalistas], antes”, afirmou ela, de acordo com a revista “Variety”.
O jornal “Los Angeles Times” apontou que apenas dois funcionários da PricewaterhouseCoopers sabem dos vencedores antes da leitura dos envelopes. Segundo a empresa, eles ficam posicionados de cada lado do palco, com envelopes iguais para dar aos apresentadores e para conferir depois. Ou seja, existem dois cartões iguais com os nomes dos vencedores para cada categoria.De acordo com o site Vox, essa foi a primeira vez em 89ª edições que um erro assim ocorreu.