body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Saúde registra 12 casos de síndrome respiratória aguda por dia no DF

Em comparação com os primeiros meses de 2024, houve um aumento de 24% nas notificações da síndrome respiratória, segundo boletim da SES-DF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Davidyson Damasceno/Arquivo IgesDF
srag
1 de 1 srag - Foto: Davidyson Damasceno/Arquivo IgesDF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) registrou 675 casos — sendo 11 óbitos — de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de janeiro a 22 de fevereiro deste ano. O número corresponde a uma média de 12 diagnósticos da doença por dia na capital do país.

Em comparação com o mesmo período de 2024, houve um aumento de 24% nas notificações da síndrome respiratória, quando foram contabilizados 545 casos. De acordo com a SES-DF, os casos em crianças de 0 a 10 anos correspondem a 68% das notificações de SRAG, ocasionados predominantemente pelo Rinovírus e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).

O boletim epidemiológico que monitora as síndromes gripais indica que os casos de SRAG corresponderam a: 3% por Influenza, 10% por VSR, 12% por SARS-CoV-2, 14% Rinovírus e 50% não especificado. Observou-se também que 111 (38%) casos tinham pelo menos um fator de risco relatado. Os fatores de risco identificados mais frequentes para a SRAG foram: idade menor de 2 anos (48%), maior de 60 anos (16%) e pneumopatia (14%).

Em 2025, já foram realizados 1.786 atendimentos de síndromes gripais nos hospitais da rede, segundo informou a pasta de saúde.

Caso de SRAG

A SES-DF explica que os critérios para um caso de SRAG são identificados quando o paciente está internado por mais de 24 horas e apresenta pelo menos um sintoma de gripe, como:

  • Febre (mesmo que só mencionada)
  • Calafrios
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça
  • Tosse
  • Coriza
  • Perda de olfato ou paladar

Além disso, é necessário ter pelo menos um sinal de gravidade, como: falta de ar ou dificuldade para respirar; dor ou pressão constante no peito, nível de oxigênio no sangue abaixo de 95% em ar ambiente ou lábios ou rosto com coloração azulada.

As SRAGs podem ser causadas por vários micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos. Esses vírus podem ser influenza, sincicial, adenovírus e rinovírus. A consequência são infecções das vias aéreas como as gripes e os resfriados, pneumonias e bronquiolites.

Prevenção

A vacinação anual contra a influenza é a prevenção mais importante para evitar casos graves e mortes pela doença. A SES-DF também recomenda a imunização contra a Covid-19.

Além disso, também são necessárias outras medidas para evitar a transmissão da gripe e outras doenças respiratórias, como:

  • Lavar e higienizar frequentemente as mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir ou
    espirrar.
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal.
  • Cobrir o nariz e a boca, quando espirrar ou tossir.
  • Evitar compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas.
  • Manter os ambientes bem ventilados.
  • Evitar aglomerações e ambientes fechados.
  • Evitar contato próximo com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

 

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?