Filhotes de cachorro são abandonados dentro de saco de ração no DF
Abandonar ou maltratar animais é crime, com pena desde multa de um a 40 salários-mínimos por vítima até prisão, em casos extremos
atualizado
Compartilhar notícia

Um homem encontrou mais de três filhotes de cachorro abandonados em uma rua no Assentamento 26 de Setembro, no Distrito Federal, na tarde dessa quinta-feira (6/3). Os cães estavam dentro de um saco de ração fechado.
No relato divulgado pelas redes sociais, ele conta que estava ando no local quando viu o saco se mexer. De repente, um cachorro saiu de dentro da sacola. Logo depois, outros aparecem.
Um dos pets deita no chão de terra e depois, começa a andar pelo local.
Veja o vídeo:
A coluna Na Mira ainda não conseguiu localizar a pessoa que gravou o vídeo.
O chefe da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/Cepema) reforçou a importância do denunciante registrar boletim de ocorrência, que pode ser feita na delegacia daquela região.
Abandonar ou maltratar animais é crime
A população pode denunciar qualquer prática de maus-tratos pelos canais oficiais da PCDF:
- Disque-Denúncia (197);
- Site da PCDF;
- WhatsApp da DRCA: (61) 98626-1197.
Penalidades
Vale lembrar que o abandono de animais domésticos é crime no país. A Lei Federal nº 9.605/1998 estabelece pena de prisão e multa a quem cometer o delito, e as sanções podem ser maiores se a ação levar o animal à morte.
No Distrito Federal, desde 2007, a Lei nº 4.060, atualizada em 2018, define as penas caso o cuidador ou tutor não atenda a algumas exigências necessárias ao bem-estar dos pets, como oferta de alojamento adequado, alimentação e acompanhamento em saúde.
A pena pelo descumprimento dessas medidas vai desde multa de um a 40 salários-mínimos por vítima até prisão, em casos extremos.