body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

MP cobra solução de problemas sanitários e bioéticos em hospital do DF

Vigilância Sanitária constatou condições de higiene precárias e violações de normas de saúde, bem como de princípios bioéticos no HRS

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Acácio Pinheiro / Agência Brasília
Hospital Regional de Sobradinho
1 de 1 Hospital Regional de Sobradinho - Foto: Acácio Pinheiro / Agência Brasília

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) emitiu, nessa terça-feira (25/3), uma recomendação à direção do Hospital Regional de Sobradinho (HRS) para que adote medidas de correção e adequação às normas legais na unidade de terapia intensiva (UTI) para adultos.

O documento foi publicado após a verificação de “condições de higiene precárias e violações de normas sanitárias de princípios bioéticos”.

A recomendação da Promotoria de Justiça Criminal de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde (Pró-Vida) levou em conta a inspeção na UTI Adulto do HRS feita pela Diretoria de Vigilância Sanitária do Distrito Federal (Divisa), em 11 de outubro de 2023.

Na data, a equipe verificou infrações sanitárias, inclusive com um caso de miíase — infestação por larvas de mosca — oral e nasal em um paciente internado na UTI do hospital.

Falta de profissionais e insumos

A Pró-Vida recomendou à direção do HRS que criasse uma comissão para elaborar um plano de ação a fim de corrigir inconformidades estruturais, como a inexistência de leitos em isolamento; a falta de banheiros para pacientes e de depósito de equipamentos; danos no piso e em portas; existência de tubulação hidráulica não embutida; e insuficiência de lavatórios.

Além disso, a direção da unidade de saúde deverá preparar um plano de ação para atualizar as normas e rotinas assistenciais da UTI Adulto, bem como informações sobre recursos humanos.

As medidas se deram em decorrência da vistoria da Divisa, que não encontrou coordenadores e substitutos nem profissionais médicos, de enfermagem e de fisioterapia formalmente designados.

Outra recomendação pontuada no documento é a definição de um plano de ação para provimento de recursos materiais referentes a equipamentos de aferição cardíaca, pois ficou constatado na inspeção da Divisa que o hospital não dispõe dos insumos necessários para o funcionamento de uma UTI adulto, tampouco de dispositivo para pesar, elevar e transpor pacientes.

O hospital terá 90 dias, a contar da data da recomendação, para encaminhar ao MPDFT as informações sobre as providências tomadas.

“Adequações” na UTI

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) informou que, de outubro de 2023 para cá, a UTI do HRS ou por “adequações”.

“Na parte de infraestrutura, foi implantado o sistema de backup de ar-condicionado (splinter), operando em paralelo ao sistema de ar-condicionado central. Também houve readequação das redes elétrica e hidráulica”, comunicou a pasta.

Ainda segundo o órgão, um plano de ação foi produzido para sanar os problemas apontados no relatório de vistoria da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa). “Algumas soluções foram concretizadas no curto prazo; outras, estão previstas para este ano, como o início da revitalização da UTI”, concluiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?