CLDF cobra esclarecimento sobre denúncias de excesso da PM no Carnaval
Parlamentares solicitaram oficialmente explicações sobre denuncias de excessos de violência e de uso de spray de pimenta durante a folia
atualizado
Compartilhar notícia

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) protocolou pedido de esclarecimentos sobre denúncias de excessos da Polícia Militar (PMDF) durante o Carnaval de 2023.
O pedido é assinado pelo presidente da comissão, o deputado distrital Fábio Felix (PSOL), e foi encaminhado diretamente para o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar.
Segundo o parlamentar, há indícios de excessos cometidos por policiais militares nos dias 18 e 19 de fevereiro. Um dos questionamentos é sobre o suposto uso excessivo de spray de pimenta contra os foliões.
Além dos esclarecimentos, o parlamentar solicitou o balanço completo da operação de segurança no carnaval, contabilizando profissionais envolvidos, número de detidos, ocorrências e demais informações.
O deputado distrital Max Maciel (PSOL) também protocolou pedido de esclarecimentos para o secretário de Segurança e para a própria PMDF.
Durante o Carnaval, a PMDF negou qualquer excesso de força durante a segurança do Carnaval. A governadora em exercício Celina Leão, também defendeu a atuação dos policiais militares.
O Metrópoles procurou a PMDF e a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Por nota, as duas instituições ressaltando que trabalham pautadas no direitos humanos e as denúncias serão apuradas.
Leia a nota completa:
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) informa que trabalha sempre pautada nos direitos humanos, utilizando técnicas e tecnologias menos letais. Toda e qualquer denúncia será apurada.