body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Carnaval: saiba como se proteger do HIV em caso de exposição de risco

Quem teve relação sexual desprotegida ou sofreu violência tem até 72 horas para iniciar tratamento de profilaxia pós-exposição (PEP) ao HIV

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Enfermeira realizando teste rápido para AIDS, HIV, sífilis e hepatite em mulher.
1 de 1 Enfermeira realizando teste rápido para AIDS, HIV, sífilis e hepatite em mulher. - Foto: Getty Images

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) publicou um guia para as pessoas saberem se precisam iniciar um tratamento contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV) após o Carnaval.

A pasta ressalta que quem teve relação sexual desprotegida ou quer se prevenir contra o vírus tem até 72 horas para iniciar o protocolo de profilaxia pós-exposição (PEP). O tratamento está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Confira aqui onde encontrar o PEP no SUS

A PEP consiste em um tratamento combinado entre medicamentos antirretrovirais que devem ser tomados durante mais de três semanas seguidas.

A adesão correta ao uso é essencial para reduzir significativamente as chances de infecção pelo vírus da imunodeficiência humana.

Os remédios usados no tratamento são eficazes contra diferentes cepas do HIV. Entre os fármacos estão o fumarato de tenofovir de 300 miligramas associado à lamivudina de 300 mg e ao dolutegravir de 50 mg.

Quem deve procurar pelo tratamento

A PEP é indicada para qualquer pessoa que tenha ado por uma situação de risco para infecção pelo HIV, como estupro; relação sexual sem preservativo ou em que a camisinha tenha se rompido; contato direto com sangue ou outros fluidos corporais contaminados; e acidente com material perfurocortante, principalmente no caso de profissionais da saúde.

A profilaxia não se restringe a públicos específicos e pode ser procurada por qualquer pessoa que se encaixe em uma das situações descritas. Após o período de medicação, será necessário ar por exames de acompanhamento, para verificação das condições de saúde.

O tratamento pode ser encontrado em prontos-socorros, unidades básicas de saúde (UBSs), unidades de pronto-atendimento (UPAs) e centros especializados em infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). O atendimento é prestado por profissionais da saúde, que avaliam a situação e prescrevem a medicação quando necessário.

Com informações da Agência Brasília

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?