atualizado
O resultado das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já está disponível para consulta na Página do Participantes. Para ar o site é necessário utilizar o único da plataforma gov.br. As notas podem ser usadas tanto para o ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em universidades públicas, como para instituições particulares.
No Centro Universitário IESB, quem fez o Enem desde 2010 ou recebeu o resultado deste ano pode usar a pontuação para ingressar no curso superior, ficando dispensado de fazer o vestibular. A oportunidade é válida para qualquer uma das três modalidades de ensino: presencial, ensino a distância (EAD) ou híbrido. Para isso, basta o candidato clicar no link http://lps.iesb.br/programas-do-governo/ e escolher a modalidade que ele quer estudar.
E mais: para estimular o aluno que obtém notas boas no Enem, como benefício, o IESB oferece ainda o Desconto Mérito. Nele, os calouros conseguem descontos de até 63% nas mensalidades dos mais de 40 cursos presenciais de graduação, como Odontologia, Direito, istração, Psicologia e outros.
Helena Bezerra da Silva Cavalcante, 29 anos, utilizou a nota do Enem para ingressar no IESB para cursar Direito. “É uma possibilidade muito boa, pois usando a nota do Enem não é necessário fazer o vestibular e ainda é possível ganhar desconto nas mensalidades de acordo com nota”, afirma a aluna. Ela conta que escolheu Direito por conta das diversas opções de atuação na carreira. “O curso é excelente e estou gostando bastante. Os professores sempre buscam mostrar além da teoria como os processos funcionam na prática. Além disso, temos docentes de diversas áreas, ministros, advogados, juízes entre outros, o que nos possibilita conhecer um pouco de cada área de atuação”, completa.
Matheus Azevedo, 22 anos, utilizou a nota do Enem no IESB para cursar Odontologia. Em sua segunda graduação, ele conta que se preparou bastante para o exame. “Além das horas no colégio, eu estudava cerca de quatro horas todos os dias a tarde”, lembra. O resultado valeu a pena. Com a sua pontuação, Matheus ainda conquistou o Desconto Mérito do IESB. “Estou gostando muito do curso. Já no segundo semestre posso sentir como será a minha carreira”, afirma.
IESB parcelado
Além das facilidades do Desconto Mérito, há ainda o parcelamento próprio do IESB para cursos de graduação presencial: o I/E/S/B Parcelado. Com ele, o estudante paga apenas 50% das mensalidades durante o curso e o pagamento do saldo restante será depois da formatura. Para participar do programa não é preciso fiador e os juros são zero.
Enem para programas de financiamento do Governo
A nota do Enem também pode ser usada para participar do Programa Universidade para Todos (Prouni) do Ministério da Educação (MEC), que oferece bolsas de estudos integrais (100%) e parciais (50%). O Prouni pode ser usado para todas as modalidades da graduação: presencial, ensino a distância (EAD) e híbrido. Pode participar o estudante que não possui diploma de curso superior e tenha participado do Enem mais recente e obtido, no mínimo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na redação. Este ano, segundo cronograma divulgado pelo MEC, a previsão é que as inscrições no Prouni aconteçam entre 22 e 25 de fevereiro.

Outra oportunidade do governo é o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). Para participar, basta o candidato fazer inscrição no próprio site do programa e seguir o o a o. De acordo com o MEC, este ano, as inscrições no Fies devem ser abertas entre 8 e 11 de março.
Para saber mais como utilizar a sua nota do Enem no IESB e: https://www.iesb.br/