body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ouvir a história de Marcelo Rubens Paiva é ouvir a história do Brasil. Garanta seu ingresso!

Autor do sucesso “Ainda Estou Aqui”, escritor trará detalhes dos dramas vividos por ele e pela família em 29 de abril

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Julia Moraes/Divulgação
Marcelo Rubens Paiva
1 de 1 Marcelo Rubens Paiva - Foto: Julia Moraes/Divulgação

21 anos. Essa foi a duração de um dos capítulos mais sombrios da história brasileira: a Ditadura Militar. De acordo com a Comissão Nacional da Verdade, 434 pessoas foram mortas ou desapareceram durante esse período. Entre elas, o deputado federal Rubens Paiva, pai do escritor Marcelo Rubens Paiva, que vem a Brasília em 29 de abril, às 20h, no Ulysses Centro de Convenções, para o próximo Metrópoles Talks.

Adquira seu ingresso

“Era muito difícil manter a esperança vivendo em um regime tão absurdo. Naquela época, não sabíamos de muitas coisas, inclusive do fenômeno dos desaparecimentos políticos para eliminar opositores”, relembra o escritor.

Cerca de 20 mil brasileiros foram submetidos à tortura e mais de 4,8 mil punidos com perda de direitos políticos, cassação de mandato, aposentadoria e demissão nos anos da ditadura.

Entre eles, Rubens Paiva. Em janeiro de 1971, o ex-deputado foi levado, torturado e assassinado por agentes da repressão.

Depois disso, Eunice Paiva, que chegou a ficar presa por 12 dias, travou uma verdadeira batalha contra o Estado para o reconhecimento da morte do marido, o que levou 25 anos para se tornar realidade. Somente em 1996 a advogada conseguiu a certidão de óbito de Rubens Paiva.

Mãe de cinco filhos, Eunice Paiva virou um símbolo de resistência e enfrentamento à Ditadura Militar no Brasil.

Além disso, em 1976, aos 47 anos, ela se formou em Direito e contribuiu de forma significativa para a elaboração do capítulo da Constituição Federal de 1988 que trata sobre os direitos territoriais, o reconhecimento à diversidade étnica e cultural e à autonomia e autodeterminação dos povos indígenas.

Eunice também atuou junto à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na década de 1980, tendo papel central na demarcação das terras Krikati e Awá, no Maranhão, e Xikrin do Rio Cateté, no Pará.

No talk “A História Por Trás de Ainda Estou Aqui”, o autor contará a emocionante vivência da família, marcada pela luta política, pela ausência e pela força do afeto.

Com inteligência, sensibilidade e bom humor, o filho de Rubens e Eunice Paiva, personagens centrais de Ainda Estou Aqui, conduzirá a plateia a uma reflexão profunda sobre identidade, superação e a Ditadura Militar.

Será uma palestra tocante e provocadora, que mistura memória pessoal e coletiva para nos lembrar da importância de seguir em frente — mesmo diante das maiores ausências.

Metrópoles Talks

Outros grandes nomes já estiveram presentes no projeto de palestras do Metrópoles. Em março, a campeã mundial, finalista olímpica e empresária Hortência compartilhou insights importantes sobre comprometimento, preparação, concentração e foco.

Em dezembro, a fisioterapeuta, sexóloga, especialista em sexualidade feminina e youtuber Cátia Damasceno compartilhou os bastidores de décadas de atendimentos no consultório e trouxe histórias com as quais muitas pessoas se identificam.

Em outubro, a médica Ana Claudia Quintana Arantes convidou o público a refletir sobre a jornada da vida sob um ângulo surpreendente; já o advogado Samer Agi contou os segredos para criar um discurso que conecta a audiência ao orador.

Em agosto, o psicólogo Rossandro Klinjey e a jornalista Daniela Migliari abordaram autoconhecimento e gestão das emoções. Em junho, foi a vez de o navegador Amyr Klink promover uma conversa cheia de reflexões sobre a busca pela felicidade em meio às tempestades da vida.

Marcelo Rubens Paiva em Brasília

Palestra: A História Por Trás de Ainda Estou Aqui
Data e horário: 29 de abril (terça-feira), às 20h
Local: Ulysses Centro de Convenções
Onde comprar: Bilheteria Digital

Adquira seu ingresso

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?