body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Demitidas, Nísia e aliada de Janja ganham quarentena remunerada

Nísia Trindade foi exonerada do Ministério da Saúde pelo presidente Lula, no fim de fevereiro, para dar lugar a Alexandre Padilha

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
A ministra da Saúde, Nísia Trindade
1 de 1 A ministra da Saúde, Nísia Trindade - Foto: Reprodução

A Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República concedeu quarentena remunerada à ex-ministra da Saúde Nísia Trindade, demitida do governo Lula em 25 de fevereiro deste ano. Na prática, isso significa que o governo federal vai pagar o salário de Nísia por mais seis meses, sem que ela precise trabalhar. Como a ministra da Saúde recebia R$ 44.008,52 mensais, o gasto total chegará a 265 mil.

Legalmente, a quarentena é concedida a funcionários de alto escalão que deixam o governo e pretendem trabalhar na iniciativa privada. O objetivo é evitar conflitos de interesses na chamada porta giratória.

Ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles, Nísia informou que, mesmo em quarentena remunerada, irá retornar a suas atividades como pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), instituição vinculada ao Ministério da Saúde da qual é servidora concursada. “Não há contradição entre estar em quarentena, conforme previsto na legislação, e retomar minhas atividades como pesquisadora da Fiocruz, o que, a rigor, nunca deixei de exercer”, explicou a ministra.

A decisão da Comissão de Ética Pública em conceder quarentena remunerada a Nísia Trindade foi tomada na reunião dessa segunda-feira (28/4).

Ex-secretária de Estratégia e Redes da Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República, Brunna Rosa Alfaia também receberá salário sem trabalhar por mais seis meses. Aliada da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ela foi exonerada do cargo em 17 de janeiro, com a chegada do atual ministro da Secom, Sidônio Palmeira. Brunna tinha salário de R$ 18.469,94.

O que diz Nísio Trindade

Leia a íntegra da nota:

“É dever de ex-ocupantes de cargos públicos estratégicos comunicar à Comissão de Ética Pública da Presidência da República os convites recebidos de entes privados. As informações publicadas pelo portal Metrópoles nesta terça (29/04/2025) estão em conformidade com os procedimentos adotados nos demais casos de concessão de quarentena a ex-ministros e outras autoridades, seguindo o trâmite regular previsto na Lei nº 12.813/2013”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?