body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Musk x Moraes: a expectativa do STF após a posse de Trump

Dono da rede social X, Elon Musk assume cargo no governo de Donald Trump após embates públicos com o ministro Alexandre de Moraes, do STF

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte/Metrópoles
O ministro do STF Alexandre de Moraes bloqueou a rede X, de Elon Musk, o que aumentou discussão sobre regulação das redes.
1 de 1 O ministro do STF Alexandre de Moraes bloqueou a rede X, de Elon Musk, o que aumentou discussão sobre regulação das redes. - Foto: Arte/Metrópoles

Ministros do STF dizem acreditar que Elon Musk não usará seu cargo e influência na Casa Branca, com a posse de Donald Trump, para atuar contra o Supremo ou magistrados da Corte. Ao longo do ano ado, o bilionário protagonizou trocas de farpas com Alexandre de Moraes, a quem chegou a chamar de “tirano” e “ditador” por conta de decisões que miraram a rede social X [antigo Twitter], da qual é dono.

Apesar dos atritos públicos entre Musk e Moraes, magistrados do STF avaliam que o clima bélico deverá ficar para trás com a posse de Trump. Isso porque, agora, a relação institucional entre Brasil e Estados Unidos se sobreporia ao imbróglio envolvendo o X.

No atual governo norte-americano, Musk está à frente do Departamento de Eficiência Governamental. Decano do STF, o ministro Gilmar Mendes afirmou à coluna que não vê “nenhuma possibilidade de retaliação” a Alexandre de Moraes ou à Corte em geral.

“Não há nenhum temor. Ninguém acredita nisso. As relações institucionais se fazem de maneira normal, tranquila. Estive [recentemente] na embaixada americana. Lá, a embaixadora falava dos 200 anos de relações que o Brasil mantém com os Estados Unidos. amos pelos mais diversos governos ao longo desses anos. É uma relação muito marcante. A presença do capital americano no Brasil e a cooperação que existe também. Nós temos empresas grandes nos Estados Unidos”, disse Gilmar Mendes.

4 imagens
Donald Trump e Elon Musk
Donald Trump acusa Moraes de censura
Defesa dos EUA desafia Elon Musk e pede que servidores ignorem e-mails
1 de 4

Gilmar Mendes: STF não teme ofensiva de Musk e Trump

KEBEC NOGUEIRA/ METRÓPOLES @kebecfotografo
2 de 4

Donald Trump e Elon Musk

Anna Moneymaker/Getty Images
3 de 4

Donald Trump acusa Moraes de censura

Greg Nash-Pool/Getty Images)
4 de 4

Defesa dos EUA desafia Elon Musk e pede que servidores ignorem e-mails

Arte Metrópoles

A reunião na Embaixada dos Estados Unidos foi em 18 de dezembro, com a embaixadora Elizabeth Bagley. Indicada pelo ex-presidente Joe Biden, ela entregou o cargo na semana ada, antes da posse de Trump. Gilmar Mendes prosseguiu:

“Não vejo nenhuma possibilidade de retaliação. O que houve naquele episódio [decisões de Moraes sobre a rede social de Musk] tem se repetido, de alguma forma, mundo afora, que é a falta de parâmetros. Essas entidades estão em algum lugar no mundo, pode até ser um nowhere [lugar algum], e não respondem ao Estado territorial. Já houve problemas na Austrália, nos próprios Estados Unidos, já houve problema na Inglaterra. É uma questão delicada. Elas [as plataformas] são naturalmente transnacionais”, avaliou Gilmar Mendes.

O ministro do STF finalizou: “Veja o que aconteceu aqui. Uma ordem dada ao Twitter para retirar um dado conteúdo e ele se recusa a retirar. Em seguida, se dá a obrigação que se impõe aos seus servidores. Ele simplesmente retira os servidores do país e diz ‘eu não tenho mais sede no Brasil’. É um problema. Desmoraliza tudo aquilo que a gente aprendeu a entender como o Estado baseado num território. É preciso que isso seja olhado e respeitado. E aí começaram então as medidas, multas e também a responsabilização de empresas às quais estava vinculado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?