body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Julgamento de Bolsonaro na TV vira aposta de Lula e do PT

Governo Lula aposta que julgamento de Bolsonaro no STF, que será televisionado, causará desgaste na popularidade do ex-presidente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Ex-presidente da República Jair Bolsonaro PL Metrópoles
1 de 1 Ex-presidente da República Jair Bolsonaro PL Metrópoles - Foto: VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Interlocutores do presidente Lula apostam na transmissão televisionada do julgamento da trama golpista para minar a popularidade do ex-presidente Jair Bolsonaro. A avaliação do Planalto é que a denúncia da Procuradoria-Geral da União (PGR) contra o ex-mandatário não afetará sozinha seu desempenho de intenção de voto. No Paraná Pesquisas desta semana, ele apareceu derrotando o petista num eventual segundo turno em 2026.

O governo Lula avalia que o julgamento do caso no Supremo Tribunal Federal (STF), que é televisionado em rede aberta e com possibilidade de retransmissão no YouTube, redes sociais e demais canais de televisão, reproduzirá um clima semelhante ao da Comissão Parlamentar de Inquérito (I da Covid-19. Na ocasião, o colegiado conseguiu desgastar o então presidente reproduzindo as denúncias que chegavam ao Senado.

4 imagens
Bolsonaro compara Brasil à Venezuela e critica acusações a opositores
O procurador-geral da República, Paulo Gonet
O ex-mandatátio foi convidado para almoço no gabinete do Bloco Vanguarda pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Rogério Marinho (PL-RN), Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE)
1 de 4

Breno Esaki/Metrópoles
2 de 4

Bolsonaro compara Brasil à Venezuela e critica acusações a opositores

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 4

O procurador-geral da República, Paulo Gonet

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 4

O ex-mandatátio foi convidado para almoço no gabinete do Bloco Vanguarda pelos senadores Wellington Fagundes (PL-MT), Rogério Marinho (PL-RN), Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE)

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

Ainda não se sabe quando o julgamento da suposta trama golpista acontecerá no STF. A PGR denunciou Bolsonaro e mais 33 pessoas por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa armada. Há ainda denúncias de outros crimes, envolvendo dano ao patrimônio da União.

Agora, o o STF abrirá prazo para manifestação da defesa de Bolsonaro. Só após ouvir os representantes legais do ex-presidente a Corte vai marcar uma data de julgamento. A primeira decisão é se o ex-mandatário e os demais denunciados pela PGR se tornarão réus. Uma eventual prisão só deve ocorrer após condenação formal e o esgotamento dos recursos.

Um dos pontos que promete esquentar o julgamento na TV é a delação do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, o tenente-coronel Mauro Cid. Em depoimento, o militar acusou o ex-presidente de cogitar prender o ministro o STF Alexandre de Moraes. O fardado diz que o então mandatário chegou a ler e alterar o documento que sugeria a detenção do magistrado e a realização de novas eleições.

Outro ponto de destaque na delação de Mauro Cid é a declaração de que a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro instigou o ex-presidente a dar o golpe. Ela é a aposta do PL para melhorar o diálogo do partido com o eleitorado feminino, e deve ser candidata a senadora no Distrito Federal (DF).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?