body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Jornalista tem conta bloqueada para indenizar juíza citada em matéria

Matéria do jornalista Marcelo Auler tratava da deportação de crianças haitianas e citava atuação de juíza federal do Paraná

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Jornalista Marcelo Auler
1 de 1 Jornalista Marcelo Auler - Foto: Reprodução

O jornalista Marcelo Auler teve as contas bloqueadas por determinação da Justiça do Paraná. O comunicador foi condenado a indenizar em R$ 76 mil a juíza Márcia Regina Hernandez de Lima, da 3ª Vara de Família de Pinhais (PR), em razão de reportagens publicadas em seu blog e no Jornal do Brasil em 2018.

O bloqueio ocorre porque não havia dinheiro suficiente nas contas para sanar o valor da indenização. De modo que, agora, o dinheiro que entra é reservado para a quitar a dívida. O processo corre em segredo de Justiça.

2 imagens
Jornalista Marcelo Auler foi condenado pela Justiça do Paraná
1 de 2

TJPR determinou o bloqueio das contas o jornalista

TJPR/Divulgação
2 de 2

Jornalista Marcelo Auler foi condenado pela Justiça do Paraná

Reprodução

“Bloquearam duas contas minhas, uma na qual recebo a minha aposentadoria e outra na qual recebo os proventos do meu trabalho atual. Cheguei a não ter dinheiro nem para comer. Estou sobrevivendo graças à solidariedade de amigos”, diz Auler.

O processo foi aberto pela juíza após a veiculação de uma reportagem sobre a deportação de crianças haitianas baseada em decisões assinadas pela magistrada. Ela alegou que o conteúdo continha “notícias falsas”.

Na análise do recurso apresentado por Auler, a 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) avaliou que o material publicado “não condizia com a verdade” e considerou negativa a divulgação do nome completo da magistrada.

“Resta configurado que os réus, ao produzir e publicar reportagem contendo fatos não condizentes com a verdade, informando, ainda, o nome completo da magistrada, de forma a expor sua identidade aos leitores, deixaram de observar os deveres de veracidade e de cuidado”, afirmou a decisão.

Auler recorreu do bloqueio das contas no Supremo Tribunal Federal (STF). Na Corte, pediu a suspensão do processo na 5ª Vara Cível do Paraná até a conclusão do caso no STF. Na reclamação, a defesa de Auler alegou que o jornalista é alvo de censura.

Em nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) afirmou que o bloqueio das contas “afronta a liberdade de imprensa e o direito à sobrevivência digna”.

“O confisco dos valores, incluindo aposentadoria e remuneração por trabalho jornalístico, além de atingir verbas de natureza alimentar, inviabiliza a subsistência de um profissional que há mais de 50 anos dedica sua vida à informação e ao interesse público. Tal medida é desproporcional e contraria a jurisprudência consolidada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que protege os jornalistas contra censura e responsabilizações indevidas por opiniões, críticas e divulgação de informações de interesse social”, pontuou a entidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?