body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Dentista que depredou gabinete de Janja vira foragido da Justiça

Dentista de 73 anos depredou gabinete da primeira-dama e disse que intervenção militar era a forma de “prender bandidos do Congresso e STF”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
"Patriota" que participou da invasão e depredação do gabinete da primeira-dama Janja durante o 8 de janeiro
1 de 1 "Patriota" que participou da invasão e depredação do gabinete da primeira-dama Janja durante o 8 de janeiro - Foto: Reprodução

O dentista Vitório Campos da Silva, que participou da invasão e depredação do gabinete da primeira-dama do país, Janja, durante o 8 de Janeiro, rompeu a tornozeleira eletrônica e está em paradeiro desconhecido. O dispositivo está desligado desde o dia 19 de março, e Vitório deixou de atender às ligações do Centro Integrado de Monitoração Eletrônica, vinculado à Secretaria de istração Penitenciária do Distrito Federal.

Vitório foi identificado como suspeito dos ataques a partir de uma combinação de características físicas, mas um detalhe aparentemente banal teve peso decisivo na investigação: os óculos. O ório funcionou como um “marcador de individualidade” e reforçou a associação entre o dentista e as imagens analisadas.

4 imagens
Em vídeo publicado nas redes sociais, o dentista disse que intervenção militar era a única forma de “prender os bandidos do Congresso e do Supremo”
Vitório foi identificado como suspeito dos ataques a partir de uma combinação de características físicas, mas um detalhe aparentemente banal teve peso decisivo na investigação: os óculos.
Janja em viagem
1 de 4

O dentista Vitório Campos da Silva, que participou da invasão e depredação do gabinete da primeira-dama Janja durante o 8 de janeiro, rompeu a tornozeleira eletrônica

Adriano Machado / Reuters
2 de 4

Em vídeo publicado nas redes sociais, o dentista disse que intervenção militar era a única forma de “prender os bandidos do Congresso e do Supremo”

3 de 4

Vitório foi identificado como suspeito dos ataques a partir de uma combinação de características físicas, mas um detalhe aparentemente banal teve peso decisivo na investigação: os óculos.

4 de 4

Janja em viagem

© Presidência brasileira

O uso recorrente dos óculos, aliado à semelhança na estrutura facial, faixa etária, presença de bigode e cor do cabelo, estreitou o cerco e consolidou o vínculo entre Vitório e os registros visuais disponíveis. As depredações ocorreram no Palácio do Planalto.

Natural de Conceição das Alagoas (MG), o dentista, de 73 anos, foi preso em maio de 2023 pela PF (Polícia Federal). Em novembro do mesmo ano, o ministro Alexandre de Moraes (STF) concedeu liberdade provisória a ele.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, em 2020, Vitório diz que “ele [os ataques aos Três Poderes] é a única forma de prender os bandidos do Supremo e do Congresso”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comPaulo Cappelli

Você quer ficar por dentro da coluna Paulo Cappelli e receber notificações em tempo real?