Veja uma estratégia eficiente para emagrecer e não voltar a engordar
Quando se trata de perda de peso, o planejamento se mostra fundamental. Veja como chegar lá sem ar fome
atualizado
Compartilhar notícia

Muita gente imagina que quanto menos comer, mais irá emagrecer. Mas, será essa uma verdade absoluta? Na visão do especialista em emagrecimento Sidney Veloso, não é bem assim.
Para o nutricionista, deve-se entender, antes, que quando se trata de perda de peso, o planejamento se mostra fundamental. “A qualidade das proteínas, carboidratos e lipídios, assim como o ajuste de fibras e minerais, faz toda diferença no resultado final”, avalia.

Se usarmos 1,6g de proteínas por quilo de referência, 1g de lipídio por kg e manter o carboidrato próximo de 40% da dieta, sem dúvida 99% do planejamento dará certo, ou seja, você vai “secar”.
Sem déficit calórico não há perda de peso. No entanto, isso não significa “quanto menos comida, mais emagrecimento”.
E como chegar lá?
Até mesmo a restrição alimentar precisa ser tratada com limite. Quando ela é aplicada de maneira adequada, no primeiro mês de dieta logo observamos uma perda de gordura excepcional (3 a 4 kg de gordura/mês).
“Nos dois meses seguintes, é possível manter a massa muscular com perda de gordura eficiente em torno de 20% a cada mês. ando do terceiro mês, a perda de gordura fica discreta e a massa muscular tende a reduzir”, complementa o expert.
A ciência explica
Isso ocorre porque a produção do cortisol aumenta para manter a glicemia e, consequentemente, os estoques de carboidratos vão reduzindo, aumentando a degradação de proteína.
Com o tempo, começam ocorrer prejuízos na testosterona, na tireoide (reduzindo o metabolismo) e na serotonina, além da qualidade do sono e disposição. Esse quadro tem o nome de termogênese adaptativa.
Para evitar que esse fenômeno aconteça e impeça o seu progresso no emagrecimento, é essencial realizar exercício de musculação e evitar restrições excessivas de calorias e carboidratos.
“Ou seja, um emagrecimento saudável é lento, gradual e em ciclos. A cada ciclo de três meses é possível perder até 9kg de gordura”, emenda.
Se você tem ado por essa situação de emagrecer rápido e, depois, não conseguir manter, algo está errado na estratégia de alimentação.
Cuidado com as restrições excessivas. São desnecessárias e ineficazes.