body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Suco, chá, álcool e café: quanto posso beber para não engordar?

Bebidas podem impactar – e muito! – o resultado da dieta

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Dimitri Otis/Getty Images
café e chá
1 de 1 café e chá - Foto: Dimitri Otis/Getty Images

Quando o assunto é emagrecer, há uma dúvida que ronda diversos indivíduos: quanto posso beber de suco, refrigerante e álcool para não ganhar peso?

Antes, é preciso esclarecer um mito: não é necessário ter medo de tomar água enquanto se alimenta. Desde que não exagere, isso não vai prejudicar sua digestão, e não te faz engordar.

Sobre os sucos, o ideal é não abusar. Ao coar o líquido, toda fibra é descartada e o que se tem é um copo com várias laranjas, por exemplo, sendo consumidas de uma vez, sem quase nada de fibra para “istrar” o açúcar ali disponível.

Portanto, se for optar por suco, prefira frutas menos doces, como limão e maracujá, ou escolha não coar. Use uma quantidade de fruta que você normalmente comeria naquela ocasião, e jamais adoce.

Quanto o assunto são cafés e chás, elas devem ser apreciadas com seu gosto natural, sem açúcar ou adoçante, e sem “pesar a mão” nas doses.

Já os refrigerantes são cheios de substâncias das quais deveríamos manter distância. Se mesmo assim quiser provar, prefira versões sem açúcar e corantes. E saiba que, mesmo assim, não são saudáveis.

Bebidas alcoólicas, por fim, devem ser alvo de preocupação. Aqui, a palavra-chave é moderação. O ideal, mesmo, é ficarem de fora da dieta se o objetivo for diminuir os dígitos na balança.

Além da questão das calorias, consumir álcool tem impacto no metabolismo, no perfil hormonal e na síntese proteica (construção de músculos). Isso sem falar que bebidas como a cerveja, por exemplo, são cheias de carboidratos, ou seja: açúcar.

Procure ajuda de um nutricionista para te orientar, visto que as quantidades são individuais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?