Descubra os efeitos do exercício físico em crianças com TDAH
Os sintomas desse transtorno neurobiológico podem ser amenizados com práticas esportivas, como a ioga
atualizado
Compartilhar notícia

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e, frequentemente, acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Entre os sintomas, estão desatenção, inquietude e impulsividade.
Em 2015, pesquisadores examinaram diversas evidências científicas da eficácia dos exercícios em sintomas relacionados ao TDAH, como desatenção, hiperatividade/impulsividade, ansiedade e funções cognitivas em crianças e adolescentes.
Oito ensaios clínicos randomizados preencheram os critérios de inclusão. Os estudos foram agrupados de acordo com o programa de intervenção, divididos entre exercícios aeróbico e ioga.
A meta-análise sugere que o exercício aeróbico teve um efeito moderado a grande nos sintomas centrais, como atenção, hiperatividade e impulsividade e sintomas relacionados, caso da ansiedade, autorregulação emocional, capacidade de inibição e de definir prioridades, flexibilidade, planejamento, memória de trabalho e organização.
O exercício de ioga também gerou melhoras em quem apresentava quadros de TDAH (especialmente em sintomas como a hiperatividade ou agitação psicomotora, falta de atenção e impulsividade).
Conclusão
As principais evidências cumulativas indicam que o exercício aeróbico de curta duração, baseado em diversos formatos de intervenção aeróbica, se mostrou eficaz para atenuar sintomas como atenção, hiperatividade, impulsividade, ansiedade e distúrbios sociais em crianças com TDAH.
O exercício físico, mais uma vez, nos surpreende com o seu poder de proporcionar bem-estar e saúde.
Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles:https://t.me/