Vídeos mostram tiroteio durante cerco a mafioso mais procurado do Peru
Segundo informações da polícia, o alvo da operação era capturar El Monstruo, que teria fugido do Peru em 2024
atualizado
Compartilhar notícia

Moradores do bairro Jardim Revista, em Suzano (SP), viveram momentos de pânico na tarde de terça-feira (16/4) durante um intenso tiroteio entre policiais do Batalhão de Choque e criminosos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC). A troca de tiros ocorreu durante uma operação que tinha como alvo Erick Moreno Hernández (foto em destaque), o El Monstruo, mafioso peruano apontado como o mais procurado do Peru e atualmente escondido no Brasil.
O confronto deixou três mortos: dois homens apontados como seguranças de El Monstruo e o sargento Rafael Villodres, de 40 anos, da Polícia Militar de São Paulo. Um segundo policial ficou gravemente ferido e foi levado ao hospital sob escolta.
Segundo informações da polícia, o alvo da operação era capturar El Monstruo, que teria fugido do Peru em 2024, cruzado a Bolívia e entrado no Brasil com apoio do Primeiro Comando da Capital (PCC). A ação desta semana contou com apoio de serviços de inteligência do Peru e tinha como base relatos sobre a presença do criminoso em uma casa na região de Suzano.
Apesar do forte aparato policial e da troca de tiros que durou vários minutos, El Monstruo conseguiu escapar. As buscas continuam, com atenção redobrada em bairros de São Paulo como o Brás, onde o mafioso pode estar escondido.
A presença de El Monstruo no Brasil representa uma preocupação crescente para as autoridades peruanas e brasileiras, dado o seu histórico de violência e sua ligação com facções internacionais. No Peru, ele é acusado de assassinatos, sequestros, tráfico de drogas e de liderar a organização criminosa Los Federales. Uma recompensa de cerca de R$ 785 mil é oferecida por informações que levem à sua prisão.