body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Rival do PCC e ligada a ações violentas, conheça a facção Bonde dos 40

A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) foi presa na manhã desta quinta-feira (3/4) por suspeita de ligação com o Bonde dos 40

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
vereadora Tatiana Medeiros
1 de 1 vereadora Tatiana Medeiros - Foto: Reprodução

A prisão da vereadora Tatiana Medeiros (PSB), na manhã desta quinta-feira (3/4), durante a segunda fase da Operação Escudo Eleitoral, revelou mais do que suspeitas de corrupção e compra de votos. Segundo a Polícia Federal, há fortes indícios de que a campanha da parlamentar, eleita em 2024 com 2.925 votos, foi financiada por uma das facções mais violentas do Nordeste: o Bonde dos 40 (B40).

Criado em São Luís (MA) em 2007, o Bonde dos 40 nasceu dentro dos presídios, fruto de conexões de criminosos maranhenses com detentos de facções do Rio de Janeiro e São Paulo.

O grupo já foi aliado do Comando Vermelho (CV) e do Primeiro Comando da Capital (PCC), mas hoje mantém vínculos com a carioca Amigos dos Amigos (ADA). Atualmente, a facção é comandada por Maycon Araújo de Moura, preso em 2022 no Piauí por posse ilegal de arma de fogo.

Com histórico de rebeliões em presídios, execuções de rivais e controle territorial, o B40 expandiu sua atuação para o interior do Maranhão e, desde 2018, também para bairros periféricos de Teresina (PI).

A facção impôs uma série de “regras” em comunidades da zona sul da capital piauiense, incluindo proibição de furtos, homicídios, uso de drogas em locais com crianças e circulação de policiais. A presença do grupo ficou evidente por pichações e denúncias de moradores.

Eleições
De acordo com a investigação, parte dos recursos usados por Tatiana Medeiros na campanha teriam sido desviados da ONG “Instituto Vamos Juntos”, fundada por ela mesma. A entidade já havia sido alvo da PF em 2023, quando foram apreendidos R$ 100 mil em espécie.

A vereadora também é ligada a Alandilson Cardoso os, seu namorado, preso em Minas Gerais e apontado como membro da facção. Ele é investigado por tráfico de drogas, roubo, porte de arma e ligação direta com o B40.

Durante a operação, foram cumpridos oito mandados judiciais, incluindo dois de prisão preventiva, três de busca e apreensão e três de afastamento de funções públicas — incluindo a de Tatiana.

Os alvos se estendem à Câmara Municipal de Teresina, à Assembleia Legislativa e à Secretaria de Saúde do Estado. As ordens foram expedidas pelo 1º Juízo de Garantias da Justiça Eleitoral do Piauí e cumpridas nas cidades de Teresina (PI) e Timon (MA).

Violência e dominação territorial

O Bonde dos 40 ganhou notoriedade entre 2010 e 2014 por sua atuação brutal nos presídios maranhenses, especialmente no Complexo de Pedrinhas, onde promoveu chacinas que deixaram mais de 100 mortos. Fora das prisões, o grupo expandiu o controle de bairros pobres  enfrentando rivais como o Primeiro Comando do Maranhão (PCM) e o Comando Organizado do Maranhão (COM).

Em 2019, o B40 protagonizou um confronto com o CV que durou três dias no bairro Vila Conceição, em São Luís, resultando em oito mortos após intervenção da Polícia Civil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?