Polícia Federal apreende mais de 1 tonelada de barbatanas de tubarão
O grupo criminoso atuava no processamento clandestino das barbatanas, destinadas ao mercado asiático, onde são consideradas iguarias
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), deflagrou nesta quinta-feira (13/3), no município de Itapemirim, sul do Espírito Santo, a Operação Lanterna Apagada, resultando na apreensão de 1.222 kg de barbatanas de tubarões.
Durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão em um depósito clandestino, três pessoas foram presas em flagrante, entre elas um cidadão chinês. Segundo a investigação, o grupo criminoso atuava no processamento clandestino das barbatanas, destinadas ao mercado asiático, onde são consideradas iguarias gastronômicas.
Do total apreendido, 363 kg eram de espécies ameaçadas de extinção. Os demais 859 kg também eram comercializados ilegalmente. Todo o material apreendido estava armazenado em condições insalubres e seria exportado ilegalmente.
Os suspeitos responderão pelos crimes de associação criminosa, contrabando e crimes contra a fauna. Devido ao envolvimento de espécies ameaçadas, as penas podem ultraar 15 anos de prisão. Além disso, o Ibama aplicou multas ambientais e outras sanções istrativas aos envolvidos.
Por razões sanitárias, todas as barbatanas apreendidas foram enviadas ao aterro sanitário para destruição.