body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Padre José Eduardo teria ligação com o plano golpista de Bolsonaro

Padre teria participado de encontros no Palácio da Alvorada na gestão Bolsonaro e apresentado documento golpista, segundo investigações

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Imagem colorida do padre José Eduardo de Oliveira e Silva, de Osasco. Ele é careca, usa óculos e veste batina preta - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do padre José Eduardo de Oliveira e Silva, de Osasco. Ele é careca, usa óculos e veste batina preta - Metrópoles - Foto: Reprodução/Instagram

A investigação da Polícia Federal (PF) revelou o envolvimento de José Eduardo de Oliveira e Silva, padre da Diocese de Osasco (SP), com o plano de golpe contra o Estado Democrático de Direito. Ele foi um dos investigados que estava no relatório da Procuradoria-Geral da República (PGR), mas não foi denunciado pela instituição.

As investigações detalham que o padre teria participado de encontros no Palácio da Alvorada que discutiam um possível golpe após a derrota de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022.

Os registros de entrada no Palácio da Alvorada de 19 de novembro de 2022 comprovam que, às 14h59, o padre José Eduardo ingressou como visitante – no mesmo horário que Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro e também investigado.

O religioso permaneceu por quatro horas no palácio, o que, segundo as investigações, reforçaria a participação ativa dele nas discussões sobre a tentativa de ruptura institucional.

O depoimento de Mauro Cid detalha que o padre, junto a Filipe Martins e ao jurista Amauri Saad, teria apresentado ao ex-presidente um documento detalhado com medidas a serem adotadas para invalidar o resultado do pleito geral de 2022. O plano incluía a prisão de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) especialmente Alexandre de Moraes, e a convocação de novas eleições, sob justificativa de suposta fraude eleitoral.

Além disso, a apuração revelou que o padre mantém um site próprio, por meio do qual mantém conexões diretas com pessoas e empresas investigadas por disseminarem fake news e fazerem ataques contra o sistema eleitoral brasileiro.

Entre os nomes ligados ao religioso estão Rodrigo Constantino e a produtora Brasil Paralelo – ambos investigados no Inquérito nº 4.781 do STF, também chamado de Inquérito das Fake News.

Os vídeos do padre com Constantino e com integrantes da Brasil Paralelo reforçam as ligações entre os envolvidos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?