body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Integrantes de facção ganhavam “vida nova” com ajuda de servidores

O objetivo era apagar os rastros dos criminosos e colocá-los de volta à sociedade com uma ficha limpa e um novo nome

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ficco
1 de 1 Ficco - Foto: null

Integrantes de facções criminosas envolvidas no tráfico internacional de drogas e armas conseguiram zerar o ado e assumir novas identidades com o aval de servidores públicos corrompidos. O grupo que facilitava as fraudes é alvo da operação deflagrada nesta quarta-feira (7/5) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco-PA), que apura um esquema de falsificação de documentos em larga escala no estado do Pará.

A investigação, batizada de Operação Exílio, mostrou como criminosos foragidos eram “rebatizados” por meio da emissão de documentos oficiais fraudulentos, de certidões de nascimento a títulos de eleitor.

Com a cooptação de servidores em diferentes órgãos, os faccionados obtinham documentos expedidos por instituições federais e estaduais, como Certificado de Dispensa de Incorporação (Exército), F (Receita Federal), NIT (INSS), Carteira de Trabalho Digital e até registro eleitoral.

Segundo a Ficco, que reúne Polícia Federal, Polícia Civil e Secretaria de istração Penitenciária do Pará, a rede criminosa contava com a participação de cartórios extrajudiciais, servidores municipais e agentes ligados à Justiça Eleitoral. O objetivo era apagar os rastros dos criminosos e colocá-los de volta à sociedade com uma ficha limpa e um novo nome.

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, dois deles nas cidades de Santa Izabel e São Francisco do Pará.

Os alvos são servidores públicos suspeitos de facilitar ou validar a produção dos documentos falsificados. Entre os indícios encontrados, estão centenas de registros irregulares, inclusive com potencial uso em fraudes eleitorais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?