body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

DF: saiba qual é o grupo que montou cartel milionário de anestesistas

Os suspeitos poderão responder por formação de organização criminosa, cartel, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
PCDF2
1 de 1 PCDF2 - Foto: PCDF/Divulgação

A coluna apurou que o grupo investigado pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), em ação conjunta com o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), nesta quinta-feira (10/4), é a Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas do Distrito Federal (Coopanest-DF). O grupo é suspeito de liderar um esquema criminoso de cartel no setor de anestesiologia.

A cooperativa é o epicentro de um grupo estruturado e estável que, há anos, vem monopolizando o mercado de anestesias no Distrito Federal, por meio de práticas ilegais como intimidação, ameaças e coerção contra médicos que tentam atuar de forma independente.

As investigações que ocorrem no âmbito da Operação Toque de Midaz revelam que a Coopanest-DF se vale de sua posição dominante para impor uma série de restrições: impede a entrada de novos profissionais em hospitais estratégicos, fecha acordos exclusivos com operadoras de saúde para fixação de honorários acima da média de mercado e persegue médicos autônomos com ameaças físicas e psicológicas.

A operação cumpre sete mandados de busca e apreensão contra os principais integrantes da cooperativa e anestesiologistas envolvidos nos atos de constrangimento ilegal. Os suspeitos poderão responder por formação de organização criminosa, cartel, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro.

3 imagens
1 de 3

PCDF/Divulgação
2 de 3

PCDF/Divulgação
3 de 3

PCDF/Divulgação

O nome da operação — “Toque de Midaz” — faz referência ao rei Midas, figura da mitologia grega que transformava tudo em ouro, simbolizando a ganância do grupo. O “Z” no final remete ao medicamento Midazolam, usado em procedimentos anestésicos, numa clara alusão ao setor médico envolvido.

Por meio de nota, a cooperativa informou que “nunca houve e não há cartel ou qualquer outra irregularidade ou ilegalidade por parte da Coopanest-DF e seus diretores.”. A defesa também acrescentou que “irá comprovar, mais uma vez, a integral regularidade e o compromisso ético dos trabalhos prestados aos seus cooperados por mais de 40 anos.”

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?