Saiba 6 fatores que influenciaram compras de moda em 2024
A plataforma de pesquisas de moda Lyst elencou possíveis comportamentos que impactaram na demanda das compras de moda ao longo de 2024
atualizado
Compartilhar notícia

Compras que atendem a necessidades individuais, mais confiantes e pautadas pela autoexpressão. Esses são alguns dos insights que a plataforma internacional Lyst, usada para pesquisar itens de moda, notou nas buscas on-line dos consumidores ao longo de 2024. O aumento na procura por alguns produtos evidenciou possíveis tendências de compra. Os motivos vão desde a influência de fenômenos pop à atenção pelos materiais.
Segundo a análise do site, elas revelam escolhas mais conscientes, menos pautadas pelo hype do momento (com exceções) e mais voltadas para a autodescoberta. Vem saber 6 fatores que se destacaram nesse sentido!

Impacto da cultura pop
Os dados da Lyst mostram que grandes atos da cultura do pop, desde as turnês de imprensa dos grandes lançamentos do cinema à influência da música, tiveram seu peso nas decisões de compras virtuais. Das telas para o guarda-roupa, isso refletiu na procura por calças de Jeremy Allen White (aumento de 13%), protagonista da série O Urso; e o cardigãs de Paul Mescal (+10%), que estrelou o filme Gladiador II. As buscas pelo estilo “mob wife” (esposa de mafioso) cresceram 6%.
Já na música, a guinada de artistas como Beyoncé e Post Malone para o country influenciou na demanda por “countrycore” (+27%). Houve também um interesse na reunião da banda Oasis (+17%), com turnê marcada para 2025 após um hiato de 15 anos. O universo do álbum “brat”, de Charli xcx, foi o líder nesse sentido, com 48% a mais de procura pelo termo, eleito a palavra do ano pelo dicionário Collins.


Atenção a cortes e silhuetas
Silhuetas e caimentos tiveram um impacto significativo nas compras de moda, de acordo com os dados. As queridinhas da vez foram as camisas e blusas com volume na cintura ou no quadril, do estilo “peplum” (+72%), seguidas dos tênis com solado reto (+5%), como o queridinho Adidas Samba.
Calças com corte mais solto, como o estilos “barrel leg” (+46%) – com formato que remete a um barril – e “wide leg” (+11%) seguiram em alta. O ano também foi dos cardigãs de gola redonda (+33%) e das saias balonê (+19%), que dividem opiniões.


Peças bem detalhadas
Em 2024, também foi a vez da procura por peças com detalhes específicos. Entre eles, jeans com cós duplo (+147%), vestidos com bolsos (+147%), óculos de sol com detalhes retrô (+89%) e as sapatilhas Mesh Flat (+44%), com tecido telado, que caíram no gosto de fashionistas neste ano. Os casacos longos (+35%) e jeans adornados (+22%) também tiveram destaque.


Escolha de materiais
A qualidade elevada e a textura incentivou as buscas conscientes por tecidos naturais e com toque macio, como lã de ovelhas (+72%), suede (+23%), algodão (+21%) e cashmere (+6%). No quesito respirabilidade e tecnologia, o destaque foi para o já citado Mesh (+43%) e o impermeável e respirável Gore-Tex (+39%).


“Very demure”
Assim como sugere o bordão viral “very mindful, very demure” (“muito atento, muito discreto”, em tradução livre), as peças com estética “recatada” conquistaram quem buscou por um estilo mais polido. Especialmente, quando se trata da demanda significativa por alfaiataria masculina (+354%) e feminina (+109%), com destaque para os coletes (+52%), e pela cor cinza (+112%). Para os pés, foi a vez das sapatilhas de bailarina (+22%) e dos clássicos sapatos com bico pontudo (+8%).


Individualidade e expressão
Na contramão do tópico anterior, houve também quem quis expressar a própria individualidade com itens diferenciados. Neste caso, produtos como o vestido Jean Paul Gaultier estampado com um corpo feminino nu (+4%), as botas de casco Alexander McQueen (+2%) e a clutch em formato de salsão da Moschino (+0,6%). Luvas de ópera de seda (+0,03%), o jeans 14OZ Selvedge Made in Japan (+0,16%) e joias de escorpião (+0,01%) também figuram entre as peças mencionadas pela Lyst.


Para quem quiser saber o que mais bombou na moda em 2024, vale lembrar que a coluna preparou listas das personalidades fashionistas que se destacaram, das tendências, peças e cores e, claro, sapatos e órios do ano.