Perifa Runway: evento de moda destaca marcas sustentáveis do DF
A programação reúne brechós de cidades satélites, desfiles de marcas autorais e até mesmo apresentação performáticas. Confira!
atualizado
Compartilhar notícia

Tornar as pautas de moda íveis a todos os públicos: esse é o propósito que move o Perifa Runway, organizado pelo Perifa Brechó. O projeto, fundado na pandemia, visa fortalecer o trabalho realizado por artistas das periferias. Para consolidar a proposta, no próximo dia 16 de julho, a partir das 14h, o Complexo Cultural de Samambaia será palco para brechós, desfiles e apresentações de marcas autorais do Distrito Federal.
Vem ver!
A indústria têxtil, considerada uma dos mais poluentes do mundo, precisou repensar, mesmo que a os lentos, maneiras de estar mais alinhada com as pautas da atualidade. Erradicar práticas nocivas por completo ainda é uma utopia, mas o diálogo para a mudança já é um bom começo. Entre as alternativas nessa busca pelo equilíbrio está o slow fashion, conceito que propõe produções mais lentas.
Nesse quesito, os pequenos criadores, como artesãos, costureiros e bordadeiras, são pioneiros. Na seleção de etiquetas que englobam a programação, a organização do Perifa Runway elencou oito marcas como um ponto em comum: produzir moda de maneira sustentável.




“A periferia pratica o slow fashion há muito tempo. Trazer essa conversa para fora dos lugares convencionais deve ser um movimento natural”, afirmou Kellen Vieira, uma das organizadoras do desfile, em comunicado à imprensa. De acordo com ela, o objetivo é fomentar a moda da periferia na periferia.
O ponto alto do evento será consolidado na arela, onde artistas locais irão desfilar as criações autorais produzidas nos últimos meses. Ao fim da programação especial, que, entre outros fatores, busca conectar-se com a comunidade LGBTQIA+ periférica, haverá apresentação de vogue, dança que nasceu na cena queer latina.




O Perifa Runway será realizado pelo Perifa Brechó, criado em 2020, na Ceilândia, para fortalecer o pequeno empreendedorismo. Com edições mensais, o coletivo já expôs mais de 150 brechós e esteve em 10 regiões do Distrito Federal.
Colaborou Marcella Freitas