Metrópoles Fashion & Design abre inscrições para oficina de grafite
A programação inclui customização de roupas, grafite e stencil ao longo de três dias de festival
atualizado
Compartilhar notícia

Com uma proposta inovadora e colaborativa, Ilca Maria Estevão amplia a atuação criativa do Metrópoles Fashion & Design Festival com uma série de oficinas práticas que colocam a engenhosidade do público em primeiro plano. A programação, que ocorre ao longo dos dias 21, 22 e 23 de maio, aposta na união entre moda, arte urbana e expressão individual como pilares para o futuro da indústria criativa.
Vem saber mais!

Dia 1 do Metrópoles Fashion & Design: customização de roupas
O evento inicia com um espaço para customização de peças, em que os participantes poderão transformar roupas do próprio armário em criações autorais. A proposta dialoga com conceitos de sustentabilidade e reaproveitamento do festival, estimulando o consumo consciente e o estilo como forma de autoexpressão.
Quem comanda a prática é o grafiteiro e designer gráfico Rodolfo Caburé. Ao lado dele, o artista Rafael Araújo, também conhecido como ATOA/ATOISMO, estará presente para dar apoio às criações. Não é necessário inscrição. O período de customização é de 17h às 20h.



Dia 2 do Metrópoles Fashion & Design: oficina de grafite
No segundo dia, o grafite toma conta do festival com uma oficina ministrada por Rodolfo Caburé. Conhecido por seus murais vibrantes e a presença marcante da coruja — símbolo da própria artística — ele guiará o público por uma imersão no universo do grafite, abordando desde a criação dos traços até a aplicação das cores.
Caburé, que foi o primeiro grafiteiro a um mural dentro do metrô da capital federal, na Estação Galeria, e autor do maior mural de Samambaia, levará ao MFDF não apenas técnica, mas uma visão autêntica sobre arte, identidade e território urbano. As vagas para a oficina de grafite estão esgotadas, mas você ainda pode se inscrever na lista de espera. A participação será por ordem de chegada no horário de início da oficina, entre as pessoas que estiverem na lista.


Dia 3 do Metrópoles Fashion & Design: oficina de stencil grafite
Fechando a programação de grafite, o terceiro dia será dedicado à técnica do stencil, ferramenta amplamente usada em manifestações culturais e políticas. A oficina irá explorar desde a elaboração dos moldes até a aplicação em nas superfícies.
Os participantes sairão com suas próprias criações e uma nova forma de olhar para os espaços públicos e privados como telas em potencial. As inscrições são limitadas e gratuitas. Para participar, basta ar o link e preencher os dados necessários.


As oficinas representam a essência do Metrópoles Fashion & Design Festival: um evento que acredita na moda como plataforma de diálogo, cultura e transformação social. Ao integrar arte urbana, customização e sustentabilidade, o festival propõe uma nova forma de se relacionar com o vestuário e com a cidade.
Metrópoles Fashion & Design Festival 2025
Com o objetivo de fortalecer a cena criativa do Distrito Federal, Ilca Maria Estevão convida o público da capital a ir ao Museu Nacional da República, em Brasília, entre os dias 21 e 23 de maio, conferir o Metrópoles Fashion & Design Festival (MFDF) 2025. A programação cultural dos três dias de evento integra moda, arte, música e gastronomia.
Nesta edição, celebramos o tema The Business of Fashion, para refletir sobre como a moda transcende roupas e tendências, reforçando que ela também é comportamento, identidade, expressão e, sobretudo, pertencimento.
Este evento é, também, a realização de um sonho pessoal de Ilca Maria Estevão, que começou a própria trajetória na moda como colunista do portal Metrópoles. A partir dessa vivência, criou projetos como Moda Brasília e Fora dos Padrões, voltados a destacar os talentos da cidade, muitas vezes invisibilizados. O MFDF surgiu então como uma resposta a isso, com a criação de um ambiente onde esses talentos podem ser vistos, ouvidos, reconhecidos.
Entre os brechós confirmados estão: To Face, Rua de Baixo, GGarimpei, Choose Vintage, Desapeguei Bonito, Nasty, Bem QT Quis e Só Usei Uma Vez. Nas multimarcas, destacam-se Hills, Jeté, Amek e Ótica Anna Santana.
Já entre os criadores, o evento recebe uma diversidade de talentos e marcas autorais como Veertien, Slanvy, Urbanoise, Lagus, Lucila, Confraria, Off Shadow, Hylo Cartis Studio, Victor Soulivier, Quero Melancia, Avanzzo, Lago, Luyd e Diáspora 009.
Oficinas também compõem a programação com atividades criativas oferecidas: grafite, upcycling, costura e bordado.