DFB Festival 2025 anuncia data com retorno focado em moda autoral e IA
O evento ocorrerá em maio, em Fortaleza, no Ceará, e propõe reflexão sobre o uso da tecnologia nos processos criativos da moda brasileira
atualizado
Compartilhar notícia

O DFB Festival, um dos maiores eventos de moda autoral da América Latina, anunciou a 26ª edição da festividade, que ocorrerá entre os dias 14 e 17 de maio de 2025, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Neste ano, o tema central será a influência da Inteligência Artificial (IA) no design de moda, para, assim, promover debates, desfiles e experiências imersivas que conectam tradição e inovação.
Vem conferir!

Consolidado como uma plataforma que valoriza a moda autoral e o pensamento criativo, o DFB Festival 2025 se propõe a discutir as transformações que a tecnologia provocou no setor. A curadoria deste ano procura destacar ainda como a IA tem sido incorporada nas etapas de criação, modelagem e apresentação das coleções, e convida estilistas, pesquisadores e profissionais do mercado para reflexões sobre os limites e potencialidades dessa ferramenta.
Com uma programação robusta e pensada para diferentes públicos, o festival ocupará o Centro de Eventos do Ceará, um dos espaços mais modernos e bem equipados da América Latina. A estrutura terá duas salas de desfiles, além de um espaço para reunir cerca de 80 marcas e iniciativas do mercado criativo.
A programação também inclui o tradicional summit, ambiente dedicado à troca de conhecimento por meio de painéis, oficinas e palestras. O objetivo é unir empreendedorismo, conexão e moda em um único evento.




Premiação Concurso dos Novos
O DFB Festival 2025 divulgou, em março, os nomes dos novos estilistas, selecionados via edital público, para integrar a programação oficial do evento por meio do Concurso dos Novos. Com foco na valorização da formação acadêmica e no incentivo à moda sustentável, os jovens criadores apresentarão coleções cápsulas com oito looks, sendo obrigatório o uso de tecidos sustentáveis e técnicas artesanais.
Nesta edição, o projeto recebeu 20 propostas de todas as regiões do país. Elas foram avaliadas por um corpo técnico especializado, composto por nomes reconhecidos do mercado, como os estilistas Bruno Olly, Lindebergue Fernandes e David Lee, além da modelista Rosângela Oliveira e do publicitário Ivens Andrade.
O resultado da seleção anunciou instituições de ensino de seis estados brasileiros: Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Os desfiles contarão com criações dos estudantes da Unifor (CE), UFCA (CE), IFRN (RN), Senai RN (RN), Unipê (PB), Unama (PA), UFMG (MG) e UCS (RS).
Para apoiar a produção das coleções, o festival concedeu um subsídio de R$ 3 mil às equipes selecionadas para a segunda fase, reconhecendo as limitações orçamentárias que os participantes enfrentam no desenvolvimento dos projetos. A equipe vencedora será premiada com R$ 20 mil e o Troféu DFB Festival 2025.
Relembre a premiação do ano ado:
Sobre o DFB Festival
Desde 1999, o DFB Festival é uma vitrine para novos talentos e um polo de fomento à cultura de moda no Brasil. Em 2025, o evento reafirma o compromisso com a inovação e a formação de uma indústria mais criativa e conectada com os desafios contemporâneos.