Por que Lula não apareceu no anúncio do pacote para baratear alimentos
Presidente Lula não participou do anúncio feito por seus ministros sobre as medidas do governo para conter a inflação dos alimentos
atualizado
Compartilhar notícia

Apesar de ter sido inicialmente anunciado por seus ministros como porta-voz do anúncio, o presidente Lula não compareceu ao evento em que o governo divulgou um pacote de medidas para tentar baratear o preço dos alimentos, na noite de quinta-feira (6/3).
Segundo interlocutores, Lula não compareceu ao anúncio porque houve uma avaliação interna de que ele só deveria falar publicamente sobre as medidas quando houver um saldo mais positivo do barateamento dos alimentos.
A avaliação de auxiliares presidenciais foi a de que “ainda é cedo” para Lula botar a cara nesse assunto. Assessores ponderam que outras ações para conter a inflação dos alimentos, que tem afetado a popularidade do governo, podem ser divulgadas por Lula em outro momento.
Como o Metrópoles noticiou, o anúncio de uma série de medidas para tentar reduzir os preços dos alimentos foi capitaneado pelo vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Outros ministros do governo também participaram.
Entre os ministros presentes no evento estavam Rui Costa (Casa Civil), Sidônio Palmeira (Secom), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Carlos Favaro (Agricultura). Empresários e representantes de setores de alimentos também estavam no Planalto na hora do anúncio.
Lula faltou reunião com empresários
Além de não participar do anúncio das medidas, Lula não compareceu à reunião com empresários do setor de alimentos no Planalto. Segundo auxiliares, o petista já tinha se reunido com os representantes de setores e donos de empresas e, por isso, não precisou participar do segundo encontro.
A única reunião sobre o tema da qual o presidente da República participou foi uma que teve a presença apenas de ministros do governo, na tarde da quinta-feira, no Planalto. No encontro, os ministros fizeram uma apresentação a Lula sobre as medidas que seriam anunciadas mais tarde.
Entenda
- Nos últimos 12 meses, os preços dos alimentos consumidos nos domicílios subiram 7,45%, segundo o IBGE. O leite longa vida, por exemplo, teve alta de 16,19%, e as carnes aumentaram 21,17% no mesmo período
- O governo do presidente Lula apresentou medidas para conter a alta dos preços dos alimentos.
- Antes da apresentação, Lula se reuniu com ministros da Casa Civil, Agricultura, Desenvolvimento, Desenvolvimento Agrário e Comunicação Social para discutir as medidas, mas não anunciou as ações.
- As medidas são divulgadas em meio à queda da popularidade do governo Lula.