Oposição planeja ato pelo impeachment de Lula no Senado
Parlamentares da oposição planejam fazer entrega simbólica do pedido de impeachment de Lula no Senado, na próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia

Deputados federais e senadores da oposição articulam ato em defesa do impeachment do presidente Lula na próxima semana, no Senado Federal.
A ideia, acertada em reunião na quarta-feira (21/2), é realizar entrega simbólica do pedido no Senado — oficialmente, o requerimento será protocolado na Câmara.
O acerto entre parlamentares é que apenas deputados ão o pedido. O receio é um possível impedimento de senadores da oposição em relatar o processo, caso ele seja aberto.
Diante desse acordo, a entrega simbólica no Senado seria uma maneira de os senadores demonstrarem apoio ao pedido de impeachment de Lula sem se comprometer.
Além disso, o novo ato permitiria retomar o assunto após a manifestação de domingo (25/2) na Avenida Paulista, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro se defenderá da acusação de tramar um golpe de Estado.
De acordo com a legislação, processos de impeachment começam a tramitar pela Câmara. Os deputados, porém, julgam apenas a issibilidade, cabendo aos senadores julgar o mérito em sessão presidida pelo presidente do STF.
O pedido de impeachment contra Lula já tem mais de 130 s colhidas. Ele tem como base a crise gerada após o presidente comparar a morte de palestinos na Faixa de Gaza ao Holocausto da 2ª Guerra Mundial.