Lula avalia ir a funeral do papa Francisco
Próximo de Francisco, Lula avalia viagem para Roma para participar do funeral do papa, que deve acontecer nos próximos dias
atualizado
Compartilhar notícia

Próximo do papa Francisco, o presidente Lula está avaliando, nos bastidores, viajar a Roma nos próximos dias para participar do funeral do pontífice, que faleceu nesta segunda-feira (21/4).
Segundo interlocutores de Lula, o petista cogita estar presente na despedida de Francisco. Enquanto esteve preso, Lula chegou a receber a solidariedade do papa, que lhe enviou uma carta por ocasião da Páscoa.
Já em 2022, Francisco afirmou, em entrevista a um jornal espanhol, que a prisão de Lula começou com “notícias falsas”, mas ressaltou que não estava se envolvendo com “política”.
Em 2005, quando morreu João Paulo II, Lula viajou a Roma junto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para participar da cerimônia de despedida do papa.
Na ocasião, também viajaram as cúpulas dos Três Poderes. Estiveram presentes o então presidente do Senado, Renan Calheiros; da Câmara, Severino Cavalcanti; e do Supremo Tribunal Federal, Nelson Jobim.
Lula se manifesta
Em nota, Lula lamentou a morte de Francisco. O chefe do Planalto afirmou que o pontífice “viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos”.
“Nas vezes em que eu e Janja fomos abençoados com a oportunidade de encontrar o Papa Francisco e sermos recebidos por ele com muito carinho, pudemos compartilhar nossos ideais de paz, igualdade e justiça. Ideais de que o mundo sempre precisou. E sempre precisará”, disse.