Ibama, hoje com 2.500 servidores, terá mil aposentadorias até 2026
Estimativas do governo apontam que 750 servidores do Ibama poderão se aposentar nos próximos dois anos. Número chegará a mil até 2026
atualizado
Compartilhar notícia

Aproximadamente mil servidores do Ibama poderão se aposentar até o fim do governo Lula. Pelo menos 750 terão direito ao benefício nos próximos dois anos. O restante poderá requisitar a aposentadoria em 2026.
Hoje, o Ibama conta com 2.500 servidores. O pagamento do abono permanência é a principal alternativa para convencer os servidores a retardarem a aposentadoria, mas a istração federal enxerga que o alcance será limitado devido à sobrecarga de trabalho dos últimos anos.
O governo Lula, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação, prometeu ao Ibama que começará a organizar concursos voltados ao instituto a partir de 2024. A coluna tentou contato com a pasta, mas não houve retorno.
Na terça-feira (21/11), a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou à Comissão de Agricultura da Câmara que sua pasta não tinha recursos suficientes para combater o avanço das queimadas no Pantanal. O orçamento de 2023 foi elaborado no último ano do governo Bolsonaro.