body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Justiça condena representante do Grupo Techint em ação da Lava Jato

Três pessoas foram condenadas por lavagem de dinheiro em caso de contratos da Petrobras com o Grupo Techint

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
techint
1 de 1 techint - Foto: Reprodução

A 13ª Vara Federal de Curitiba, da Justiça Federal do Paraná, condenou três empresários por lavagem de dinheiro a penas que chegam a sete anos de prisão. A ação penal, que teve sentença expedida em dezembro de 2024, é oriunda da Operação Lava Jato.

O juiz federal Guilherme Roman Borges julgou parcialmente procedente a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), apresentada em 2020, e condenou Benjamin Sodré Netto, João Antônio Bernardi Filho e Christina Maria da Silva Jorge. Eles foram acusados de integrar esquema de corrupção envolvendo pagamento de propina para contratação direta da empresa Confab Industrial, pela Petrobras, para fornecimento de tubos.

A Confab, subsidiária do Grupo Techint, era representada comercialmente no Brasil pela empresa de Sodré Netto, a BSN Comércio e Representações. A acusação liga executivos a um suposto pagamento de propina a Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras.

Os supostos pagamentos ilícitos de 5,6 milhões de francos suíços e 3,5 milhões de dólares teriam sido feitos pelo Grupo Techint na conta da offshore Hayley S/A, tendo como beneficiários João Antônio e Christina Maria. O dinheiro, segundo o MPF, era direcionado a Renato Duque.

O esquema impactou na política de negócios internacionais da Petrobras porque, apesar de ter a opção de realizar licitações internacionais, a estatal manteve as negociações diretas nas compras dos tubos fabricados pela Confab, que era a única empresa no Brasil capaz de oferecer alguns dos serviços exigidos.

O juiz federal da 13ª Vara condenou Sodré a seis anos, sete meses e cinco dias de prisão, em regime inicial semiaberto, e ao pagamento de 189 dias-multa.

A pena de Christina Maria foi fixada em sete anos, nove meses e 22 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, com pagamento de 250 dias-multa.

No caso de João Antônio, a pena foi de sete anos, dois meses e 20 dias de prisão, além de 10 dias-multa.

Os três condenados também devem pagar, de forma solidária, R$ 10 milhões em reparação de danos, valor referente a 0,5% dos contratos supostamente envolvidos no esquema.

Outras sete pessoas foram absolvidas da acusação por falta de provas de que cometeram crime, segundo a sentença do juiz Guilherme Roman Borges.

Cabe recurso contra a decisão. A reportagem não conseguiu contato com a defesa dos empresários. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?