body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Juiz anula justa causa de empregado que usou figurinha “desrespeitosa”

Juiz da 12ª Vara do Trabalho de BH entendeu que não houve falta grave e destacou tratamento desigual ao trabalhador demitido

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Tela de inicialização do WhatsApp
1 de 1 Tela de inicialização do WhatsApp - Foto: Reprodução

O juiz Marcelo Oliveira da Silva, da 12ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte, anulou a demissão por justa causa de um funcionário acusado de postar figurinhas “desrespeitosas” no grupo de WhatsApp da empresa. A empregadora foi condenada a pagar as verbas rescisórias devidas em casos de dispensa sem justa causa.

Segundo o processo, a demissão ocorreu após o trabalhador, com mais de 13 anos de trabalho na empresa, reagir com figurinhas a uma mensagem sobre atraso no adiantamento salarial. As imagens foram consideradas impróprias pela dona da empresa, que alegou que o episódio causou tumulto no ambiente de trabalho. Em seguida, o funcionário foi dispensado sob acusação de “mau procedimento e indisciplina”.

Na sentença, o magistrado entendeu que o ato não teve gravidade suficiente para comprometer a confiança indispensável ao contrato de trabalho. “Não percebo, na atitude do reclamante, o intuito de prejudicar a reputação da empresa”, destacou o juiz.

O magistrado também afirmou que o autor não foi o primeiro a postar e que colegas que agiram de forma semelhante não foram punidos. “Verifico que apenas o reclamante foi sancionado, o que indica claro tratamento desigual”, disse.

A decisão também ressaltou que demissão por justa causa deve ser acompanhada de provas robustas. “A despedida por justa causa caracteriza-se como a mais grave penalidade aplicada ao trabalhador e, por tal razão, deve ser itida somente quando comprovada, de forma robusta, a ocorrência de falta grave”, enfatizou o magistrado.

Com a reversão, a empresa deverá pagar aviso-prévio, 13º salário, férias proporcionais, FGTS com multa de 40% e liberar documentos para saque e seguro-desemprego. A empresa recorreu, mas não contestou a justa causa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?