body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Detran-DF é condenado a indenizar motorista por caixa de som que sumiu

TJDFT confirmou falha na guarda do veículo apreendido, mas negou pagamento por danos morais ao proprietário

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
patio detran df carros apreendidos
1 de 1 patio detran df carros apreendidos - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a decisão que condenou o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) a indenizar um motorista pelo “sumiço” de uma caixa de som do interior do veículo. À época da ocorrência, o carro estava apreendido em um pátio da autarquia.

A decisão reconheceu a falha na prestação do serviço público, mas afastou o pagamento de indenização por danos morais.

De acordo com o processo, o veículo foi apreendido em março de 2022 porque o condutor se recusou a se submeter ao teste do bafômetro. Na inspeção feita na entrada do pátio, foi registrada a existência de uma caixa de som no banco traseiro. Uma semana depois, ao buscar o automóvel, o proprietário percebeu que o equipamento havia sumido.

O motorista procurou o Detran para tentar solucionar o problema, mas, diante da falta de resposta, registrou uma ocorrência policial. Em ação judicial, o dono do carro alegou falha na segurança do pátio e pediu reparação pelos danos sofridos.

“A alegação de que, a época dos fatos, a chefia era ocupada por outro servidor, que não se recorda de qualquer intercorrência relacionada ao veículo em questão, não é suficiente para afastar a responsabilidade estatal”, afirmou a juíza Maria Isabel da Silva, da Segunda Turma Recursal dos Juizados Especiais do DF.

O TJDFT concluiu que o órgão falhou no dever de vigilância ao permitir o desaparecimento do objeto e determinou o pagamento de R$ 2.323,67, valor correspondente ao prejuízo material.

Por outro lado, o tribunal entendeu que o caso não gerou constrangimento ou abalo emocional que justificasse indenização por danos morais.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?