body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Deputada sugere à Câmara ouvir familiar de menina morta em “desafio”

Após de morte de Sarah, parlamentar propõe debate sobre conteúdos perigosos nas redes; reunião com plataformas também foi requerida

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo pessoal/Reprodução
Sarah Raíssa Pereira
1 de 1 Sarah Raíssa Pereira - Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Foram apresentados dois requerimentos à Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara dos Deputados (CDHMIR) em resposta à morte de Sarah Raíssa Pereira de Castro, de 8 anos, após inalar desodorante em um desafio compartilhado nas redes sociais.

No REQ nº 39/2025, é solicitada a realização de uma audiência pública para debater medidas voltadas à criminalização e à retirada de conteúdos virtuais que coloquem em risco a saúde física e psicológica de crianças e adolescentes.

Além de um familiar de Sarah Raíssa, foram sugeridos como convidados o ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski; o advogado-geral da União, Jorge Messias; representantes do Unicef Brasil; da Promotoria da Infância e Juventude do DF; do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda); e de outras entidades da sociedade civil.


O que aconteceu

  • Sarah Raíssa Pereira de Castro deu entrada no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) na quinta-feira (10/4), após ter inalado gás de desodorante.
  • A menina foi influenciada por uma trend – algo que se tornou popular – em um aplicativo de vídeos curtos.
  • Sarah teve uma parada cardiorrespiratória, mas foi reanimada após uma hora de tentativas por parte dos médicos. Ela, no entanto, não respondeu mais a estímulos e teve constatada a morte cerebral no domingo (13/4).
  • Agora, a PCDF investiga como a criança teve o ao referido desafio. O caso é apurado pela 15ª Delegacia de Polícia (Ceilândia Centro).

 

5 imagens
Escola faz homenagem para Sarah Raissa: "Sempre em nossos corações"
Cássio Maurílio, pai de Sarah Raíssa
Escola faz homenagem para Sarah Raissa: "Sempre em nossos corações"
Escola faz homenagem para Sarah Raissa: "Sempre em nossos corações"
1 de 5

Sarah Raíssa Pereira de Castro morreu aos 8 anos

Arquivo pessoal/Reprodução
2 de 5

Escola faz homenagem para Sarah Raissa: "Sempre em nossos corações"

Ícaro Henrique/SEEDF
3 de 5

Cássio Maurílio, pai de Sarah Raíssa

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 5

Escola faz homenagem para Sarah Raissa: "Sempre em nossos corações"

Ícaro Henrique/SEEDF
5 de 5

Escola faz homenagem para Sarah Raissa: "Sempre em nossos corações"

Reprodução/Redes Sociais

No REQ nº 38/2025, propõe-se a realização de uma reunião de trabalho com representantes das redes sociais TikTok, Kwai, WhatsApp, Instagram e Facebook com o objetivo de discutir a responsabilização das plataformas e estratégias eficazes de monitoramento e remoção de conteúdos nocivos.

“O caso escancara o elevado grau de vulnerabilidade e risco pessoal e social a que estão sujeitas crianças e adolescentes diante da ausência de regulação do que é veiculado nas redes sociais”, declarou a autora dos requerimentos, a deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

Os documentos, apresentados nessa terça-feira (22/4), ainda serão analisados pelos membros do colegiado. A data da reunião não foi definida até o momento.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?