Apenas DF e mais duas cidades alcançam metas de segurança alimentar
Distrito Federal, Belo Horizonte e Curitiba foram reconhecidos pela Ação da Cidadania por cumprir metas de segurança alimentar e nutricional
atualizado
Compartilhar notícia

O Distrito Federal receberá o Selo Betinho, concedido pela organização da sociedade civil (OSC) Ação da Cidadania, em reconhecimento aos avanços no combate à fome e na promoção da segurança alimentar e nutricional.
A entrega da condecoração está marcada para esta terça-feira (1º/4), às 10h, no Palácio do Buriti, com a presença do governador Ibaneis Rocha, da primeira-dama Mayara Noronha Rocha e da secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
A honraria foi concedida ao DF por ter cumprido, ao lado de Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR), pelo menos 70% das 36 metas estabelecidas pela Ação da Cidadania, em parceria com o Instituto Comida do Amanhã. As metas estão organizadas em três eixos: adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), políticas públicas e transparência.
Reconhecimento coletivo
A avaliação, que não tem custo para as cidades participantes, é feita com base em pesquisa documental e quantitativa, analisando atas de reuniões, ações implementadas e dados públicos.
No caso do DF, a articulação foi feita pela Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan-DF), coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), pasta responsável pela política de segurança alimentar no território.
A secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra, destacou que o selo representa o reconhecimento coletivo das ações promovidas pelas diversas secretarias que integram a Caisan. “Temos muito a fazer ainda, mas é um indicativo de que, entre as 26 capitais que concorreram, o DF está à frente. O Selo Betinho é um reconhecimento do trabalho de todas as secretarias do GDF que compõe a Coisan”, afirmou.
A Caisan-DF é composta por secretarias do Governo do Distrito Federal que atuam em áreas como saúde, educação, agricultura, assistência social, meio ambiente, direitos humanos, igualdade racial e planejamento.
Selo Betinho
O Selo Betinho presta homenagem ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, fundador da Ação da Cidadania em 1993. A organização é referência nacional no enfrentamento à fome e à miséria, e busca, com a certificação, incentivar boas práticas e promover o compartilhamento de políticas eficazes entre os municípios e estados brasileiros.
“A ideia do Selo Betinho é divulgar as políticas públicas e ações interessantes que podem ser referência no combate à fome para outras cidades”, explica a gerente de Participação Social da Ação da Cidadania, Ana Paula Souza.