body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

PGR descarta juiz de garantias para Bolsonaro na trama golpista

Defesa do ex-presidente solicitou que fosse indicado um novo juiz relator para o caso após Moraes atuar na fase de investigação

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
BRENO ESAKI/METRÓPOLES
Imagem colorida do ex-presidente da República Jair Bolsonaro PL Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida do ex-presidente da República Jair Bolsonaro PL Metrópoles - Foto: BRENO ESAKI/METRÓPOLES

A Procuradoria-Geral da República se manifestou contra o pedido da defesa de Jair Bolsonaro (PL) para que fosse utilizado no processo sobre a trama golpista a figura do juiz de garantias.

Na prática, os advogados do ex-presidente pediam que fosse designado um novo relator para o caso antes da análise sobre o recebimento ou não da denúncia.

O argumento da defesa é que o relator, ministro Alexandre de Moraes, atuou como um juiz instrutor, dando decisões monocráticas e atuando na fase de investigação.

“A leitura dos autos mostra que a presidência e condução da investigação foi feita por meio de decisões monocráticas. Ademais, também revela que, em diferentes momentos, há uma inegável aproximação do d. Ministro Relator com a figura dos juízes instrutores existentes em tantos outros ordenamentos”, disse a defesa de Bolsonaro.

O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet
Procurador-geral da República, Paulo Gonet

Segundo a regra do juiz de garantias, o magistrado que atua na fase de investigação, autorizando quebras de sigilo e diligências em geral, por exemplo, não pode atuar na fase em que é analisada a denúncia e no julgamento do caso.

Nessas situações, após a fase de investigação, o caso é sorteado novamente e vai para outro juiz que atuará na fase processual.

A PGR, no entanto, rebateu a tese da defesa e disse que o STF reconheceu a constitucionalidade do juiz de garantias, mas excluiu sua atuação em processos originários da Corte.

“Dentre os procedimentos excepcionados, situam-se, justamente, os processos de competência originária do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça, regidos pela Lei 8.038/1990. Essa inteligência anula o fundamento da preliminar criada pela defesa dos denunciados”, diz a PGR.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?