Papa Francisco é submetido a ventilação mecânica após piora na saúde
Vaticano divulgou um novo boletim médico nesta sexta-feira (28/2) e afirmou que Papa Francisco teve uma nova crise pela manhã
atualizado
Compartilhar notícia

O Papa Francisco, que completou duas semanas de internação nesta sexta-feira (28/2), apresentou uma piora no seu quadro de saúde, informou o Vaticano em comunicado. De acordo com o novo boletim médico, o pontífice teve uma “crise isolada de broncoespasmo” e, por conta disso, iniciou ventilação mecânica não invasiva.
Mudanças na saúde
Papa Francisco segue internado há 14 dias no Hospital Gemelli. De acordo com a equipe médica responsável, o religioso “permaneceu sempre alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas”. O Papa chegou a vomitar pela manhã, enquanto orava na capela da unidade hospitalar.
A piora do quadro de saúde do pontífice ocorre após uma trajetória de “estabilidade clínica” informada pelo Vaticano durante a semana. Mesmo assim, Papa Francisco ainda vinha fazendo uso de oxigênio, alternando entre a oxigenoterapia de alto fluxo com o uso de máscara respiratória.
Papa desde 2013, Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral, uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração. O Vaticano descreveu a infecção do papa como “complexa”, explicando que foi causada por dois ou mais micro-organismos.
Leia o boletim médico na íntegra
“No início da tarde de hoje, após uma manhã alternando fisioterapia respiratória com oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que, no entanto, causou um episódio de vômito com inalação e um rápido agravamento do quadro respiratório.
O Santo Padre foi prontamente submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu sempre alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.
O prognóstico permanece, portanto, reservada. Pela manhã, recebeu a Eucaristia.
É o que informa o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado na noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro, sobre o estado de saúde do Papa, internado há quatorze dias no Policlínico Gemelli”.