Meme “não sou capaz de opinar” rende indenização para Gloria Pires
A imagem da atriz e a frase dita por ela na transmissão do Oscar, em 2016, viralizou e foi usada por uma escola de cursos sem autorização
atualizado
Compartilhar notícia

A premiação do Oscar está chegando e quem não se recorda do meme “não sou capaz de opinar”, protagonizado por Gloria Pires? Mas a frase, viralizada em 2016 após a participação da artista na transmissão do prêmio, acabou rendendo uma indenização para ela.
Acontece, queridos leitores, que uma escola de cursos de Bom Jesus de Itabapoana, Rio de Janeiro, usou a imagem de Gloria Pires e a declaração dela em uma divulgação para conquistar novos alunos. E, segundo o Jornal O Globo, o caso foi parar na Justiça.
O que aconteceu
De acordo com os autos, o site da empresa Me a Aí – Edições, Produções e Empreendimentos fez referência ao meme em uma propaganda. O anúncio trazia a pergunta: “O que você achou da aula de cálculo?”. Entre as respostas de múltipla escolha usadas na “prova” estava escrito: “Não sou capaz de opinar”, com a imagem da atriz.
Na sentença, a Justiça do Rio de Janeiro determinou que a escola e seu dono, Cesar Augusthus Ferreira Marques, indenizem a autora da ação em R$ 15 mil. A defesa de Gloria Pires afirmou que a cliente não deu autorização de imagem para ser usada em tal publicidade.