José de Abreu rebate ataque após ser chamado de “lixo”
Veterano da dramaturgia, José de Abreu rebateu com deboche após ser ofendido por um internauta no X, antigo Twitter
atualizado
Compartilhar notícia

O ator José de Abreu vai protagonizar a versão brasileira de A Baleia, espetáculo teatral inspirado na obra que originou o filme homônimo estrelado por Brendan Fraser.
A estreia está marcada para junho, no Rio de Janeiro, e o veterano compartilhou, nesta quarta-feira (9/4), uma reportagem que abordava seu processo de caracterização para viver um personagem de 300 kg — o que deu início a uma polêmica nas redes sociais.
No X (antigo Twitter), após a repercussão da notícia, um internauta acusou Abreu de plágio e ainda o atacou com críticas políticas. “Como tu foi criativo, Zeh Cuspidinha? Pegou algo já criado e está plagiando, tudo para mamar na Rouanet, né seu vagabundo lixo!”, escreveu o usuário.
José de Abreu foi defendido por fã
A resposta veio rapidamente, tanto de seguidores quanto do próprio ator. Um fã defendeu José de Abreu com firmeza: “Adaptação de uma obra para o teatro não é plágio, seu ignorante. E nem vou falar sobre a Rouanet e a mamata no governo Bolsonarento. Aliás, Dudu Bananinha tá mamando na Rouanet lá nos States sem ser artista e o Mário Frias também mamou, né? Ah, você não sabia?”, disse o internauta.
O ator também se pronunciou
Debochado, o ator respondeu destacando que o perfil que o ofendeu tinha apenas cinco seguidores e ainda esclareceu com uma provocação: “A peça é anterior ao filme, rsrsr. A adaptação é do teatro para o cinema. Direta é burra!”
Como tu foi foi criativo Zeh Cuspidinha?
Pegou algo já criado e está plagiando, tudo para mamar na Rouanet né seu V@G@BUND0 LIX0!!— Turma da Cunheta👉👌⬛️🟨⬜️ (@sosaicomlike) April 5, 2025
5 seguidores. A peça é anterior ao filme, rsrsr. A adaptação é do teatro para o cinema.
Direta é burra! https://t.co/atS9k5rQ5I— Jose de Abreu (@zehdeabreu) April 9, 2025
José de Abreu e as polêmicas políticas
Vale lembrar que José de Abreu é um fervoroso apoiador do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Sua atuação política é marcada por frequentes embates com críticos do governo e apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro, postura que ele também adota diante de figuras públicas que, segundo sua visão, agem de forma hostil ao atual governo.
Exemplo disso aconteceu recentemente, quando o ator usou as redes sociais para criticar a jornalista Julia Duailibi, da Globo, após a entrevista que ela conduziu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, exibida na quinta-feira (20/3) na GloboNews. A participação do ministro no programa especial GloboNews Mais gerou forte repercussão entre apoiadores do governo Lula.
Nas redes, internautas acusaram Duailibi de estar “a serviço dos ricos” e de tentar constranger Haddad durante a sabatina. José de Abreu, alinhado a essas críticas, compartilhou um dos comentários e escreveu: “RIP, @juliaduailibi. Não mandem flores… Que coisa triste”, em referência ao suposto fim da credibilidade da jornalista.