Vivem muito: saiba quais as raças de cachorros mais saudáveis
Algumas raças são menos propensas a doenças e vivem mais devido a características genéticas e origem; veja quais
atualizado
Compartilhar notícia

A saúde de um cachorro depende de diversos fatores: alimentação de qualidade, vacinação em dia, visitas regulares ao veterinário, higiene, exercícios físicos e muita atenção do tutor. Todos esses cuidados são fundamentais para garantir que o animal tenha uma vida longa, ativa e feliz. No entanto, além desses fatores externos, a genética também influencia bastante na saúde dos cães
Algumas raças são naturalmente mais saudáveis devido à origem, a características físicas e ao histórico de criação que priorizou a resistência e a funcionalidade, e não apenas a aparência. Esses cães costumam apresentar menos problemas hereditários, vivem mais e têm menor propensão a desenvolver doenças comuns em outros cachorros.
Veja a lista:
Basenji
Originário da África Central, o basenji é uma das raças mais antigas do mundo e era utilizado por tribos locais para caça. É um cão de porte pequeno a médio, com pelagem curta e lisa, geralmente em tons de castanho, preto e branco.
Uma das características mais marcantes é que ele não late, mas emite sons únicos e agudos. Por ter sido pouco modificado ao longo do tempo, apresenta baixa incidência de doenças hereditárias, sendo muito resistente e com expectativa de vida que pode ultraar 14 anos.
Border collie
O border collie surgiu na fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, sendo desenvolvido como cão pastor para trabalhar com ovelhas. É de porte médio, com pelagem densa que pode ser curta ou longa, geralmente em combinação de preto e branco. É conhecido por sua inteligência, obediência e necessidade de atividade constante.
Continue a leitura no site NSC Total, parceiro do Metrópoles.