Descubra se os cães choram e como esses pets expressam sentimentos
Com certeza, os cães choram. Eles não derramam lágrimas, mas expressam sentimentos. Entenda os motivos
atualizado
Compartilhar notícia

Até os anos 1980, no Brasil, os cães eram relegados aos quintais e suas atividades se resumiam basicamente a cuidar da casa. Apesar da interação com os tutores, pouca gente prestava atenção às necessidades destes pets, além de alimento e água. Atualmente, sabe-se que os cães têm sentimentos e conseguem expressá-los. Cães choram, riem e expressam tudo o que estão sentindo.
Só não o fazem como nós, pelo simples fato de que a espécie (Canis lupus familiaris) não apresenta secreções lacrimais. É uma questão anatômica. Porém, nossos “melhores amigos” têm uma grande capacidade de percepção: eles choram por sentimentos próprios e também porque conseguem perceber as sensações e emoções dos demais membros da família e até mesmo de pessoas estranhas.
Os cães também não se lamentam, nem soluçam. Este é um comportamento desenvolvido pelos seres humanos.
Razões diferentes
Nós, seres humanos, choramos porque sentimos dor ou em função de alguma perda: a tristeza nos leva ao choro. Os cães também choram por estes motivos, mas eles vão além: o choro é mais uma forma de comunicação, utilizada também pelos bebês, que igualmente ainda não conseguem expressar-se de outro modo.
Continue a leitura no site Cães Online, parceiro do Metrópoles.