Confira 5 motivos para você adotar um gato FIV positivo
Gatos com a condição da imunodeficiência são os últimos pets a serem considerado pelos adotantes; veja como você pode mudar o destino deles
atualizado
Compartilhar notícia

Nos abrigos, é muito comum que os animais de estimação que têm alguma condição de saúde sejam deixados de lado pelas famílias que consideram adotar um pet, especialmente os gatos FIV positivo.
Segundo a veterinária Vivian Quito, a imunodeficiencia felina é uma doença viral que ataca o sistema imunológico dos gatos, de forma semelhante à AIDS humana, reduzindo gradualmente sua capacidade de combater infecções.
Veja cinco motivos para adotar um gatinho FIV:
- Podem apresentar poucos ou nenhum sintomas: nem todos os gatos FIV+ desenvolvem sintomas. “Muitos vivem anos com qualidade de vida semelhante a de felinos saudáveis”, descreve a veterinária Vivian Quito.
- Salvando vidas: como esses bichanos são ignorados pelos adotantes, eles am muito tempo esperando uma família. Nos abrigos, eles podem sofrer de estresse e ansiedade, o que piora o quadro dos gatinhos FIV+.
- Oferece afeto e companhia como qualquer outro gato: ter um gato dentro de casa é nunca mais estar sozinho. É ter afeto, companhia, respeito e amor. “Eles transformam a nossa vida”, afirma a veterinária Isabella Germano.
- A FIV não é transmitida a outros animais e humanos: por ser é uma doença viral infectocontagiosa específica de felinos, ela não é transmissível a outros animais e pessoas. “Apesar de não tem cura, muitos gatos vivem com qualidade de vida durante muitos anos. É comum vermos gatinhos FIV positivo idosos”, descreve Germano.
- Contribuição para a conscientização: ao adotar um gato FIV+, você ajuda a educar e inspirar outras pessoas a fazerem o mesmo, contribuindo para quebrar o preconceito em torno dessa condição.
Como cuidar de um gato FIV+?
Por ter um sistema imunológico mais delicado, eles demandam alguns cuidados. Um exemplo são as visitas de rotina ao veterinário para monitorar a imunidade e identificar precocemente qualquer problema de saúde. “Até para ajustar medicações ou suplementos quando necessário”, descreve Quito.
Outra medida prudente é oferecer uma dieta balanceada e nutritiva, que irá fortalecer o sistema imunológico e ajuda a manter o gato mais saudável. É importante proporcionar um espaço com enriquecimento ambiental, para que o estresse não interfira na saúde desse gatinho.