Além de se esconder: 6 sinais que os gatos dão antes de morrer
Os gatos tendem a camuflar ou esconder os sintomas quando estão doentes e fragilizados; entenda quais sinais são mais preocupantes
atualizado
Compartilhar notícia

Quando estão muito debilitados, os gatos podem apresentar comportamentos específicos da própria natureza deles. Os bichanos conseguem perceber que estão fragilizados, e isso faz com eles se escondam da família e tenham reações apáticas.
De acordo com o veterinário Fábio Chavier, da DOK Hospital Veterinário, esses são seis sinais que os gatos podem apresentar antes de morrer:
- Redução ou perda completa de apetite; que pode fazer com que eles tenham alterações no peso (com perda ou ganho repentino).
- Letargia ou diminuição da interação com a família. Os bichanos irão brincar menos e procurar o tutor com menor frequência, apresentando mudanças no comportamento, como irritabilidade ou apatia.
- Uso inadequado da caixa de areia, como urinar ou defecar fora dela, além de alterações no padrão de higiene, como deixar de se limpar.
- As idas até a caixinha podem aumentar com diarreias persistentes. Os vômitos recorrentes também podem ser um sinal de que algo está errado com o gato.
- Mudanças na respiração: dificuldade para respirar ou respiração lenta e ofegante são alterações preocupantes.
- Vocalizações diferentes, como gemidos ou miados mais frequentes e agudos.
Chavier ainda adverte que os felinos tendem a mascarar os próprios sintomas e, por isso, qualquer alteração pode ser indicativo de um problema sério. Notando um dos sintomas acima, é importante procurar um veterinário o quanto antes.