body { font-family: 'Merriweather', serif; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Regular'; src: local('Merriweather-Regular'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-regular.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Bold'; src: local('Merriweather-Bold'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-bold.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Heavy'; src: local('Merriweather-Heavy'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-heavy.woff') format('woff'); font-display: swap; } @font-face { font-family: 'Merriweather-Italic'; src: local('Merriweather-Italic'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff2') format('woff2'), url('https://files.metroimg.com/fonts/v2/merriweather/merriweather-italic.woff') format('woff'); font-display: swap; }
metropoles.com

Ministério diz que acordo anunciado mundialmente com a Ambipar ainda está em discussão

Enquanto isso, empresa captou bilhões em títulos verdes e firmou parceria com a Ferrari por supostas ações que beneficiam o meio ambiente

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Ambipar
O presidente da Ambipar, Tercio Borlenghi Jr. (esq.), e o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena (ao centro), e a advogada Marina Blattner ao , na Suíça (em 24.jan.2025), o protocolo de intenções
1 de 1 O presidente da Ambipar, Tercio Borlenghi Jr. (esq.), e o secretário-executivo do Ministério dos Povos Indígenas, Eloy Terena (ao centro), e a advogada Marina Blattner ao , na Suíça (em 24.jan.2025), o protocolo de intenções - Foto: Divulgação/Ambipar

Os termos do protocolo de intenções firmado pelo Ministério dos Povos Indígenas (MPI) com a multinacional Ambipar seguem sendo um mistério. O acordo foi anunciado mundialmente há mais de três semanas durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça.

De acordo com o MPI, apesar da ter sido destaque em diversos veículos especializados em negócios, os termos do acordo ainda estão sendo avaliados. “O protocolo de intenções se encontra em tramitação interna e segue o rito padrão da istração Pública Federal, conforme previsto nas normas regulamentares”, afirmou a pasta via assessoria de imprensa.

“Após o cumprimento integral de todas as etapas, o instrumento será devidamente publicado no Diário Oficial da União, respeitando os princípios constitucionais que regem a istração Pública”, continua o texto do Ministério.

A Ambipar declarou publicamente que a parceria iria abranger 1,4 milhão de quilômetros quadrados, o que representa aproximadamente 14% do território brasileiro, e permitirá, segundo as informações divulgadas nas entrevistas, ações voltadas ao desenvolvimento sustentável e à prevenção a emergências climáticas em terras indígenas.

Informação que o MPI, agora, questiona. “O protocolo de intenções não cita o número de 14% do território nacional, essa foi uma informação utilizada no release da empresa em referência a estimativas de estudos e pesquisadores sobre a área ocupada pelo total de Terras Indígenas no país”, afirmou a pasta.

Quando questionado se o Ministério não sabia o que seria divulgado sobre o acordo, a pasta não respondeu mais.

Títulos verdes e parceria com a Ferrari

Enquanto os termos do contrato permanecem desconhecidos, a Ambipar lucrou alto no mercado internacional que valoriza empresas e projetos voltados ao meio ambiente. Logo após anunciar a parceria, a Ambipar informou o mercado que captou no exterior U$ 400 milhões (R$ 2,2 bilhões) com os chamados green notes, ou títulos verdes, que são papéis emitidos para financiar projetos sustentáveis de empresas, governos e outras instituições.

Nesta sexta-feira (14/2), a Ambipar anunciou acordo com a Ferrari. Segundo comunicado, a multinacional vai “liderar o programa de descarbonização da equipe italiana”.

“Estamos muito entusiasmados com essa parceria, que reforça o compromisso da Ferrari com a redução de CO₂ e seu papel inspirador na busca por mudanças. Com nossa expertise, queremos apoiar e potencializar os esforços da Ferrari em sustentabilidade”, afirmou Tercio Borlenghi Junior, CEO da Ambipar, à veículos especializados.

As ações da Ambipar subiram mais de 700% em um ano. A forte variação dos preços dos papéis da Ambipar já chamou a atenção da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que cobrou, em mais de uma ocasião, explicações da multinacional brasileira sobre as oscilações bruscas dos valores das ações da multinacional.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os os a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?